UFJF abre, amanhã, as inscrições para o Pism 2022

UFJF abre, amanhã, as inscrições para o Pism 2022

As inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022 serão abertas na próxima segunda-feira, 27 de setembro. A informação foi divulgada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na última sexta-feira.

Os candidatos terão até às 18h do dia 18 de outubro para se inscrever, de maneira on-line, no site da instituição. A taxa de inscrição é de R$ 120 e o pagamento deve ser feito até as 18h do dia 19 de outubro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Foram divulgados também os prazos para pedido de isenção da taxa de inscrição, apresentação de laudo e quais os candidatos podem se inscrever pelo sistema de cotas. Veja as informações abaixo.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro para os candidatos de todos os módulos. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

Inscrições

Pelo quarto ano consecutivo, as inscrições do Pism são feitas de forma virtual, inclusive os requerimentos de isenção de taxa de inscrição e de atendimento especializado e nome social.

Durante o acesso do interessado à Área do Candidato, haverá um formulário de inscrição eletrônico que possibilitará a anexação de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Caso o candidato seja menor de 18 anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsáveis juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável. Serão aceitos para submissão no sistema apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Nome social será aceito

De acordo com a UFJF, será facultado ao candidato travesti, transexual, não binário ou transgênero, a inscrição com o uso do nome social em contraste com o nome oficialmente registrado na certidão de nascimento.

O candidato deverá no período destinado às inscrições, marcar os campos indicando solicitação do uso do nome social e submeter no sistema de inscrição uma cópia digitalizada devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Prazos

Os requerimentos de isenção de taxa de inscrição e de atendimento especializado poderão ser feitos até o dia 18 de outubro. O resultado da solicitação do uso do nome social estará disponível para consulta a partir do dia 17 de novembro de 2021.

Os candidatos que pretendem solicitar a isenção da taxa de inscrição terão entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro para fazer a solicitação. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas:

– via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS);

– pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Os resultados serão divulgados a partir das 15h do dia 13 de outubro de 2021.

Para os estudantes que precisam de algum atendimento especial para a realização dos exames do Pism 2022 deverão anexar documentos digitalizados que comprovem a necessidade especificada pelo requerente. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição, cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Já os candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa.

Vale destacar que os atendimentos especiais são realizados apenas em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Além disso, o prazo para essa solicitação é das 15h do dia 27 de setembro às 18h do dia 18 de outubro de 2021.

O comprovante definitivo estará disponível para impressão a partir do dia 25 de janeiro de 2022.

As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 24 de março de 2022. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 31 de março de 2022. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio de 2022, sendo o resultado final publicado em 26 de maio de 2022.

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica de maneira remota por meio do envio de vídeos. A divulgação dos trechos musicais para provas ocorrem a partir das 15h do dia 22 de outubro. Os candidatos devem enviar as provas entre 1º e 5 de novembro, seguindo instruções do edital.

Cotas

Segundo a UFJF, a inscrição por cota é válida apenas aos candidatos do módulo III do Pism. Veja as cotas oferecidas pelo vestibular seriado:

Grupo A: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012);

Grupo A1: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016);

Grupo B: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012);

Grupo B1: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016);

Grupo C: AMPLA CONCORRÊNCIA, independentemente da declaração de renda, de escola, de cor ou de origem racial;

Grupo D: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012);

Grupo D1: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016);

Grupo E: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012);

Grupo E1: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016);

Grupo F: ação afirmativa própria da UFJF (Resolução 37/2015 CONSU/UFJF) que estende os grupos de cotas, destinando vagas a candidatos surdos exclusivamente para o Curso de Letras-Libras.

Protocolos de biossegurança

A UFJF divulgou ainda algumas orientações de segurança contra a Covis-19. Será obrigatório o uso de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas. A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos.

Durante a identificação, os candidatos deverão higienizar as mãos com álcool gel próprio, desde que esteja em recipiente transparente e sem rótulo, ou fornecido pelo aplicador de provas.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Caíque Cahon-UFJF