Irmã São Lucas morre aos 94 anos e deixa um legado de amor à Educação

Irmã São Lucas morre aos 94 anos e deixa um legado de amor à Educação

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, mantenedora em Cataguases do Colégio Carmo e Educandário Dom Silvério, confirmou nesta sexta-feira, 24 de setembro, o falecimento da Irmã São Lucas, 94 anos, ocorrido na última quinta-feira, 23. Ela passou quase toda sua vida religiosa em Cataguases tendo se dedicado à Educação. Natural de Angicos/RN, estava hospitalizada em São João Del Rei/MG, cidade onde passou a morar em uma Casa de Longa Permanência da Congregação, e a causa de sua morte foi em decorrência da Covid-19, conforme informou Irmã Luciana Flávia Gonçalves, secretária geral das Carmelitas. Ela foi sepultada no mesmo dia no cemitério daquela cidade.

Irmã São Lucas (nome que adotou ao ingressar na vida religiosa) nasceu em 10 de junho de 1927, sendo a segunda de uma família de oito filhos e foi batizada com o nome Djanira Bastos. Sua ligação com Cataguases começou logo no início de sua vida religiosa para onde mudou-se para fazer o Postulantado, em 21 de janeiro de 1947, ainda com 19 anos de idade. Um ano depois, foi para Mariana/MG onde fez o Noviciado, e os votos perpétuos em 16 de julho de 1956. Formada em Letras e Filosofia trabalhou no Colégio Nossa Senhora do Carmo de Pirenópolis/GO e no ano seguinte na escola de mesmo nome, porém, em Caratinga/MG.

Em 1960 muda-se definitivamente para Cataguases onde tornou-se conhecida e respeitada graças a um trabalho significativo na Educação. Antes disso, no Colégio Carmo lecionou Latim, Inglês, Sociologia, Biologia, Filosofia e Religião. Também deu aulas no Colégio Cataguases, e trabalhou como Assistente Social. Mas foi em 1961, ao fundar o “Círculo Social Madre Maria das Neves”, com alunas e ex-alunas do Colégio Carmo, voltado para atividades sociais, que ela começa a construir uma história ímpar na Educação.

Alguns anos mais tarde, em 1968, Irmã São Lucas cria a então Escola Orientada para Trabalhos, mais tarde denominada João XXIII, situada próximo ao antigo Clube Meca, na Vila Minalda. O novo colégio oferecia cursos para crianças da periferia, do pré-escolar ao Ensino Médio, além de curso técnicos de Patologia Clínica (Laboratório), Secretário, Normal, Administração, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. O local também abrigou a unidade Cataguases da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – que teve como sua primeira diretora Irmã São Lucas, no período de 2002 a 2006.

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência foi fundada em 02 de dezembro de 1889, por Madre Maria das Neves, no estado do Rio de Janeiro e teve sua expansão em Minas Gerais por meio de Cataguases. Aqui se estabeleceu e pouco tempo depois fundou a primeira unidade do Colégio Nossa Senhora do Carmo em terras mineiras, o qual se mantém em funcionamento oferecendo educação de qualidade desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.

Fonte e foto: Arquivo Pessoal da Casa Central – Belo Horizonte/MG – Secretaria Geral