Cataguases começa a aplicar dose de reforço contra a Covid-19

Cataguases começa a aplicar dose de reforço contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases começou nesta terça-feira, 21 de setembro, a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com idade acima de 90 anos. Até o final da semana a campanha todos os idosos com até 80 anos de idade deverão ser atendidos.

A aplicação da dose de Reforço contra a Covid-19 é uma recomendação do Ministério da Saúde para pessoas acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses. Ainda segundo aquele órgão, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer ou AstraZeneca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira estão recebendo a terceira dose as pessoas acima de 90 anos, que tomaram a segunda dose até o dia 21 de março. Na quarta-feira, 22, será a vez das pessoas acima de 85 anos, imunizadas com a segunda dose até o dia 22 de março. No dia 23, quinta-feira recebem a dose de reforço pessoas acima de 83 anos, vacinadas com a segunda dose até o dia 23 de março. Encerrando a semana, na sexta-feira, dia 24, o público acima de 80 anos, que tomou a segunda dose até o dia 24 de março vai receber a dose de reforço.

A vacinação de reforço para os idosos está acontecendo nas unidades de saúde dos bairros Bandeirantes, Granjaria, Leonardo, Pampulha, Paraíso e Taquara Preta, e nos distritos de Sereno e Vista Alegre, das 8h da manhã até o meio dia. Para receber a terceira dose é necessário levar o comprovante de vacinação das duas doses já aplicadas.

Vacina para adolescentes

Adolescentes com idades entre 12 e 17 anos portadores de alguma comorbidade ou deficiência permanente também começam a serem vacinados a partir desta terça-feira, 21, até a próxima sexta-feira, 24. Gestantes e puérperas também que ainda não se vacinaram, também poderão receber o imunizante. A campanha será de 8 às 12 horas, nas UBS’s dos bairros Bandeirantes, Granjaria, Leonardo, Paraíso e Taquara Preta. A Secretaria Municipal de Saúde informa também que aguarda instruções da Secretaria de Estado da Saúde para contemplar os demais adolescentes com a imunização.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases | Foto: Walterson Rosa-MS