ONS afirma que crise hídrica não é a causa do apagão de sábado

ONS afirma que crise hídrica não é a causa do apagão de sábado

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou neste domingo, 19 de setembro, uma nota sobre as causas do apagão registrado em Cataguases e em várias cidades da região, atingindo também municípios do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o ONS “ontem, 18 de setembro, às 21h21, houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor de 138 kV. A ocorrência afetou cidades do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.”

O serviço retornou ao normal, ainda de acordo com aquele órgão regulador, às 22h32min, e que vai avaliar as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos.

O ONS ressaltou que o episódio não tem relação com a crise hídrica do país. “Reiteramos que, assim que identificado o problema, atuamos prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível”, finaliza a nota.

O que é o ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fonte: ONS | Foto: Rahul Pandit no Pexels