Jornalista de Muriaé lança documentário sobre o suicídio e suas consequências

Jornalista de Muriaé lança documentário sobre o suicídio e suas consequências

O jornalista de Muriaé, Paulo Victor Costa, lança nesta quarta-feira, 8 de setembro, o documentário “Entre Nós”. A estréia acontece no Teatro Zacaria Marques, às 19h30min, e a entrada é franca, obedecendo todas as normas de prevenção contra a Covid-19. O assunto é tão relevante e preocupante que ganhou o mês inteiro para promover a prevenção. O Setembro Amarelo é dedicado ao debate sobre o tema.

É neste contexto que Paulo Victor (foto) apresenta o seu documentário que tem uma “abordagem cultural, contextual, religiosa e clínica sobre os dogmas e tabus relacionados ao suicídio, e é fruto de uma pesquisa jornalística realizada nos últimos três anos, com números até então desconhecidos em Muriaé”, revela o jornalista.

No microcosmo escolhido por ele, a cidade de Muriaé, onde vive, Paulo Victor colheu relatos de pessoas que tiveram entes queridos vítimas de suicídio e especialistas de diversas áreas que tratam o assunto. Esse trabalho de “formiguinha” o fez chegar a uma conclusão: “O documentário mostra que é possível debater sobre o assunto, principalmente quando há comprovações de que a comunicação feita com seriedade, clareza e responsabilidade social previne o ato” disse.

Ainda segundo Paulo Victor, o título “Entre Nós” foi escolhido após ouvir dezenas de familiares de pessoas que perderam seus entes queridos por meio do suicídio. Ele percebeu que quando a morte de um familiar ocorre dessa maneira, a sensação das pessoas mais próximas é de presença, ou seja, a pessoa ainda está entre os familiares. Outro motivo é para “chamar a atenção da sociedade porque o suicídio está realmente entre nós, uma realidade que precisa ser enfrentada sem tabu e com muito diálogo”, completa.

Veja o teaser do documentário abaixo.