Projeto social de vereador de Laranjal pinta fachadas de imóveis

Projeto social de vereador de Laranjal pinta fachadas de imóveis

Um projeto solidário que busca ajudar famílias necessitadas de Laranjal, a 51 km de Cataguases, está também contribuindo para embelezar a cidade. Trata-se do projeto “Moradia Digna Voluntária”, criado pelo vereador Hálvaro Santos Siqueira, mais conhecido como Tokuia, inspirado em lei similar do município de São Sebastião da Vargem Alegre.

A iniciativa começou a se tornar realidade em junho deste ano, com a ajuda de empresas e amigos, por meio de doações. Segundo informa Tokuia, consiste na pintura de fachadas de residências de famílias que não podem fazer o serviço e cujas paredes estejam apenas embolsadas ou necessitando de uma nova pintura. Para obter as tintas e demais insumos, o vereador fez parceria com uma loja de material de construção, a Mineiro Uai, e ele mesmo executa o serviço, “sem qualquer custo para os moradores”, ressalta.

Desde junho até hoje, foram pintadas as fachadas de três residências. Ele pretende continuar enquanto receber apoio das empresas que podem doar as tintas e demais materiais necessários ao serviço, conta. “O projeto melhora a autoestima das famílias atendidas, e traz dignidade a seus moradores, além de devolver o brilho ao lar dessas pessoas”, analisa Tokuia, que além de sua atividade como vereador é músico sertanejo; ele é o Hálvaro, da dupla com Rodriguez.

O imóvel candidato a receber a nova pintura passa por uma análise “para ver se realmente precisa de uma pintura nova. Aprovada a residência, eu mesmo pinto depois de ganhar os materiais da loja”, explica. “Após a pintura – acrescenta – o sentimento de gratidão das famílias chega a emocionar a gente.” Tokuiz revela que enquanto tiver apoio de voluntários nas doações e “Deus nos der forças”, o projeto vai prosseguir sem qualquer custo para os moradores. “O melhor é poder oferecer para as famílias a oportunidade de viverem em um lar digno”, completa o vereador.

Projeto social de vereador
Esta casa era assim antes de receber a nova pintura. A foto principal mostra como ela ficou depois de ser pintada.

 

Projeto social de vereador

Fotos: Acervo do vereador Tokuia