MG App alerta e informa mineiros com notificações eletrônicas no celular

MG App alerta e informa mineiros com notificações eletrônicas no celular

Encontrar em um único local os atendimentos prestados pelas instituições estaduais. sem precisar sair de casa, é uma realidade com o MG App – Cidadão, aplicativo oficial do Governo de Minas. Disponível para baixar no celular, seja sistema iOS ou Android, a ferramenta concentra mais de 70 serviços para a população mineira. Além disso, o aplicativo envia notificações eletrônicas sobre os serviços solicitados, como doação de sangue e vencimento de CNH, direto no smartphone.

São alguns exemplos de notificações os avisos de vacinação, lembrete sobre agendamento para emissão de carteira de identidade 24 horas antes da data marcada, vencimento de CNH e também informações sobre o funcionamento das unidades das Farmácias de Todos, ou mesmo mensagens de incentivo à doação de sangue.

Segundo o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha, o MG App já tem mais de 1 milhão de downloads e cerca de 300 mil usuários ativos mensalmente que usufruem dos serviços.

“O aplicativo representa um grande avanço na prestação de serviços e facilita a vida do cidadão que precisa do atendimento do Governo de Minas. Neste momento em que estamos passando por uma grande transformação digital, a iniciativa agrega serviços que transformam o atendimento ao cidadão”, afirma.

Sobre as notificações eletrônicas do aplicativo, Damião explica que são automáticas e que a Diretoria está trabalhando para aperfeiçoá-las, de forma que sejam configuráveis e que o usuário possa escolher quais notificações deseja receber.

A especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Polyana Rodrigues, reitera. “O próximo avanço de personalização das notificações, para torná-las ajustáveis às necessidades do cidadão, converge para os esforços do MG App em facilitar cada vez mais as interações dos usuários com o Estado dentro do aplicativo”, observa.

Serviços

Por meio do MG App, é possível consultar a situação de um veículo, solicitar segunda via de contas de água e de luz, emitir documentos, agendar doações de sangue, agendar atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), consultar pagamento do IPVA e até mesmo fazer um boletim de ocorrência, entre outros serviços.

“Além disso, o aplicativo conta com um canal extremamente importante para o registro de dúvidas e reclamações, que é o Fale com o Governo”, completa.

As melhorias e inclusão de novos serviços são feitas constantemente para atender melhor a população.

Confira os principais serviços disponíveis na ferramenta:

➔ Emissão de documentos, como certidão de nascimento, casamento e óbito;
➔ Agendamento de doação de sangue;
➔ Encaminhamento para o canal de telemedicina do Estado;
➔ Solicitação de segunda via de contas de água e energia;
➔ Agendamento de atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs);
➔ Emissão de auto de vistoria dos Bombeiros;
➔ Consulta à situação de veículo e pontuação do condutor;
➔ Registro de boletins de ocorrências da Delegacia Virtual;
➔ Cadastro de ocorrências das rodovias estaduais;
➔ Consulta a serviços do Sine;
➔ Consulta ao pagamento de IPVA, entre outros.

Para se registrar no aplicativo, basta efetuar um cadastro unificado com o login do governo federal (www.gov.br).

Fonte: Agência Minas | Foto: Seplag – Divulgação