Voluntários trazem para Cataguases o Dia Mundial da Limpeza

Voluntários trazem para Cataguases o Dia Mundial da Limpeza

O Dia 18 de setembro será marcado em Cataguases pela limpeza. É que a exemplo do que acontece em diversas partes do mundo, esta data vem sendo dedicada a limpeza, e passou a ser conhecido oficialmente como Dia Mundial da Limpeza. Trata-se, na prática, de um movimento de ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades. O projeto chegou a Cataguases por meio de um grupo de voluntários preocupados em preservar o planeta. Agora, seus integrantes estão buscando novos membros que, como eles, compartilhem o mesmo objetivo e, desta maneira, inserir o município nesta campanha mundial.

O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude reuniram 50 mil pessoas naquele dia. Onze anos depois, em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza dando início a um movimento global. O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos em países e cidades de todo o mundo. No Brasil, a ação é coordenada pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e pela Teoria Verde e já acontece em mais de 1.200 municípios.

O projeto, porém, vai alem do lixo como é conhecido, e trata também da limpeza digital (limpar seus dispositivos, e-mails e arquivos desnecessários para diminuição da emissão de Co2); Limpeza ambiental (separação para reciclagem; separação de óleo de cozinha e resíduos eletrônicos. Mapeamento de pontos viciados de lixo. Eliminação do foco de dengue; limpeza solidária (separar o que não tem mais serventia para você e doar para alguém que precise), e limpeza mental (meditação, prática de esporte, música, dança, yoga, leitura, práticas espiritualistas, dentre outros). Quer participar? Então visite o perfil do projeto no Instagram clicando aqui.

Em Cataguases o grupo tem à frente, entre outros organizadores, Laís Abadias, Thiago Pinheiro Nunes, Léo Amaral, Priscila Rios Penha e Douglas Maldonado. Eles aproveitam para convidar todos os que se identificam com a causa a participar. E há diversas maneiras de ajudar, como, participar da coleta de lixo com os voluntários no dia 18 setembro; usar a hashtag #eucuidodomeuquadrado para mostrar que é responsável pela limpeza e manutenção de um local específico na comunidade onde vive; separar o seu lixo doméstico em lixo seco/reciclável, molhado/orgânico e rejeitos/não recicláveis; Direcionar os recicláveis para os ecopontos que serão criados pelo próprio grupo e divulgar estes locais; Utilizar o lixo orgânico para compostagem; Evitar plásticos e isopor, e, também, ensinar as crianças a importância de não jogar lixo em locais inadequados.

Foto: Canva | Arte: Organização do evento