Novo Selo de Inspeção amplia oportunidades para o pequeno produtor rural

Novo Selo de Inspeção amplia oportunidades para o pequeno produtor rural

Técnicos da Ampar – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraibuna – se reuniram na última quinta-feira, 19 de agosto, no Educandário Dom Silvério, em Cataguases, com empresários e empreendedores do agronegócio local. O objetivo foi apresentar as características do novo selo de Inspeção Municipal (SIM), que o município passa a adotar para a comercialização de produtos de origem animal, conforme revela Rogério Farage, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme informou, a medida amplia o mercado dos artigos de origem animal produzidos em Cataguases para mais 43 municípios da região que integram a Ampar, entidade à qual Cataguases passou a se associar, por meio do Cimpar (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paraibuna) desde o início do ano, por determinação da atual Administração Municipal. “Isto significa dizer que nossos produtores rurais que aderirem ao SIM passam a atender uma clientela potencial de um milhão de pessoas”, revela Rogério.

No caso de Cataguases, explica o Secretário, onde a grande maioria dos produtores pratica a agricultura familiar, o advento deste selo abre o mercado ao mesmo tempo que profissionaliza a produção que ganha em qualidade. “A partir de agora, os produtores vão poder vender seus produtos para grandes supermercados, escolas municipais em todos os 43 municípios pertencentes a AMPAR”, conta. No caso de Cataguases onde já existia o SIM Municipal, será feita a transição para o novo selo da Ampar. “Este será um processo simples e o produtor rural não terá nenhuma dificuldade neste sentido”, garante Rogério. Ele finaliza dizendo que a iniciativa o novo selo é “mais uma oportunidade de negócio para os pequenos produtores rurais de Cataguases.”

Foto: Prefeitura de Cataguases