Empresária confirma tratativas para montar laticínio em Cataguarino

Empresária confirma tratativas para montar laticínio em Cataguarino

Cataguarino, distrito de Cataguases, está prestes a ganhar uma unidade de produção do Laticínio Flor da Mata. A empresa existe desde 2017 e teve origem naquela localidade onde nasceu sua proprietária, Mônica Dornellas, bem como seus pais e avós. Na noite desta sexta-feira, 20 de agosto, ela reuniu – em Cataguarino – alguns colaboradores que estão empenhados na concretização deste projeto para uma reunião de trabalho e confraternização.

Para montar seu laticínio no distrito, Mônica necessita de uma área de 15 mil metros quadrados e, para isso, conta com a boa vontade do prefeito José Henriques, que já lhe disse que o município pode fazer a doação. A medida também conta com o apoio de boa parte dos vereadores, inclusive, alguns deles estavam no encontro, como Vinícius Machado, Felipe Ramos e Beto Leonardo, além de produtores rurais e moradores do lugar. Mônica disse que sua empresa pretende contratar – inicialmente – 50 funcionários devendo chegar a 150, além de mão de obra terceirizada.

O futuro laticínio vai produzir queijo e manteiga na unidade de Cataguarino e vai consumir pelo menos 50 mil litros de leite por dia. Por isso, Mônica faz um apelo aos produtores rurais da cidade e região para voltarem a trabalhar com o leite porque a produção será absorvida por sua empresa. Ela também revelou um projeto de apoio a estes produtores por meio de um programa do governo federal. Para concretizar o projeto e iniciar as obras, Mônica conta que ainda aguarda a resolução de algumas pendências burocráticas, mas diz estar otimista no sentido de uma solução favorável.

Conheça a história da Flor da Mata

Entre 2017 e 2018, Mônica Dornellas já comercializava alguns queijos especiais (aqueles artesanais) para o Supermercado Zona Sul, no Rio de Janeiro. Era um período de incertezas quando os produtores estavam sem receber pelo leite vendido havia quase seis meses. Um dia, Mônica estava numa prosa na casa de Henrique, filho do “seo” Andir Vieira de Souza (Didira) situada no Mata Cachorro (Comunidade Vargem Alegre) que foi de seu avô, “seo” Dornellas, onde criou os filhos (mãe e tios de Mônica Dornellas), quando experimentou um queijo minas frescal feito por eles, que a deixou encantada com a qualidade. Depois de descobrir detalhes daquele sabor maravilhoso, soube também que o queijo era feito com leite orgânico e o gado leiteiro da propriedade só se alimenta dessa forma, sem ração, ou outras misturas.

A marca Flor da Matta surgiu durante uma viagem a Juiz de Fora de Henrique e Luzilea, que viram uma fazenda bela, florida e frutífera com essa denominação. Mônica não teve dúvida em colocar aquele nome no seu laticínio e, em pouco tempo, se tornou sinônimo de queijos de primeira linha. Assim que lançou sua produção, firmou uma parceria exclusiva com o supermercado Zona Sul, no Rio de Janeiro, cuja diretoria reconhece e apoia o trabalho de famílias produtoras rurais.

No final de 2018 a marca foi lançada oficialmente e, em 2019, alcançou a liderança em vendas no seu segmento. “A história e a essência é esta, de pequenos produtores e um projeto que foi apoiado pelo Supermercado Zona Sul onde a marca se tornou sucesso. Esta é a história da Flor da Matta, de Cataguarino, de famílias de pequenos produtores, e, por esse motivo, esta fábrica tem que estar na região onde tudo começou”, completa Mônica.