IPTU 2021 vence na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto

IPTU 2021 vence na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto

Sexta-feira, 20 de agosto, é o último dia para pagar o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – referente a 2021. Quem quiser quitar o valor total do imposto terá desconto de 10% sobre o valor do tributo, mais 5% se estiver em dia com o município. A informação é da Prefeitura de Cataguases.

O IPTU é o único imposto que é completamente investido no município. De acordo com a Constituição, 25% deve ser destinado à Educação e 15% à Saúde. O restante pode ser utilizado em obras, serviços e custeio da máquina pública. É um dos principais impostos que garante a arrecadação da prefeitura e o financiamento dos serviços públicos.

Este ano o tributo teve reajuste de 4,31%, de acordo com o índice do IPCA, que mede a inflação do período. Além do pagamento da cota única (à vista), o contribuinte pode optar por parcelar o imposto em cinco vezes, com prestação mínima de R$ 25,00. Além de contribuir com a melhoria da cidade, ao pagar o IPTU, o contribuinte evita problemas no futuro, pois quem não cumpre com esta obrigação pode ter seu débito inscrito na dívida ativa do município e sofrer execução judicial.

Caso não tenha recebido o carnê em casa, retire-o de forma on-line pelo site https://cataguases.mg.gov.br/.

Veja o passo a passo.