Cataguases pode ter dias de frio intenso até domingo, prevê meteorologia

Cataguases pode ter dias de frio intenso até domingo, prevê meteorologia

Uma frente fria intensa deve chegar nesta quarta-feira, 28 de julho, a Cataguases e toda a Zona da Mata. A previsão é do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), que já emitiu dois alertas de queda abrupta de temperaturas em até 5º C abaixo da média por um período de três a cinco dias a partir de hoje.

Conforme a previsão daquele instituto, pelo menos 448 municípios mineiros, dentre eles, Cataguases, devem ser afetados. A onda de frio deve permanecer até o próximo dia primeiro de agosto. O instituto afirma que o grau de severidade é de “perigo” e há possibilidade de “risco à saúde” da população.

Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -10°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/07.

Em toda a Região Sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer nos dias 29 e 30/07 (mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte daquela região. O Inmet também desmentiu fake news divulgadas nas redes sociais sobre neve no Rio de Janeiro e afirmou que o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/07.

Fonte: Inmet | Fotos: Metrópolis