Cataguases faz testagem gratuita para Hepatite nesta quarta-feira

Cataguases faz testagem gratuita para Hepatite nesta quarta-feira

O dia 28 de julho foi definido como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, marcando a data do nascimento do cientista Baruch Blumberg, ganhador do Prêmio Nobel, que descobriu o vírus da hepatite B. No Brasil, a Lei 13.802/2019 instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Para lembrar a importância desta data, a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio da Unidade Básica de Saúde Paraíso, está realizando nesta quarta-feira, uma campanha de rastreamento das hepatites virais. Ao longo de todo o dia, até às 18 horas, a população poderá ir até aquele Posto de Saúde para fazer o teste rápido e gratuito para infecções virais B e C. Para participar é só levar o cartão de vacinação e cartão SUS para conferência e orientação.

Conforme explica o médico Joseph Freire, “as hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.” Ele revela que milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus da hepatite B ou C e não sabem. “Elas correm o risco dessas doenças evoluírem e tornarem-se crônicas, o que vai causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso. – completa aquele médico – é importante fazer exames de rotina que detectam a hepatite.

Conhecer – Evitar – Testar – Tratar – Eliminar a hepatite

Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Hepatites podem ser silenciosas , nem sempre apresentando sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

– condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

– se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

– da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

* Com informações do Ministério da Saúde, IBRAFIG e Sociedade Brasileira de Hepatites