Eduardo Henriques, artista e escritor, lança o livro Forças Coeternas

Eduardo Henriques, artista e escritor, lança o livro Forças Coeternas

O multitalentoso artista cataguasense, Eduardo Henriques, que além de músico e cineasta é também escritor, acaba de o livro Força Coeternas. A obra vem muito bem recomendada pelo não menos talentoso e reconhecido teatrólogo, ator e escritor, Carlos Sérgio Bittencourt, que fez um dos textos de apresentação da obra. O livro pode ser adquirido por encomenda, pelo telefone (32) 98819-5786, por apenas R$30, sendo que a entrega será pelos Correios.

Abaixo o texto de Carlos Sérgio Bittencourt sobre Forças Coeternas.

“O título não dá pistas ao leitor sobre a história contada pelo autor Eduardo Henriques, mas se torna perfeitamente compreensível durante o desenrolar da incrível e fascinante trama vivida pelo protagonista.

Trata-se de um menino pobre e matuto que se vê forçado a entrar para um seminário para ser padre, única solução encontrada pelos pais para salvá-lo da miséria.

Já nessa parte inicial da história, Eduardo Henriques cativa o leitor ao narrar com minúcias o cotidiano de um grotão de Minas, reproduzindo o linguajar e os costumes do interior mineiro.

Com personagens e causos que nos remetem à maestria de um Guimarães Rosa, o autor mantém um olhar arguto e carinhoso sobre o homem caipira submetido aos desmandos dos coronéis de antanho.

Para fugir desse destino miserável, alguns pais conseguiam enviar seus filhos para serem educados em seminários e seguirem os dogmas da igreja católica. Foi o que aconteceu com o menino José Antônio Asmodeus de Jesus.

A história, a partir daí, poderia ser apenas sobre as aventuras e desventuras de José Antônio no seminário, não fosse Eduardo Henriques um artista de múltiplos talentos que agora nos surpreende como escritor.

O autor foi capaz de desenvolver uma narrativa que se desdobra em várias camadas, seduzindo o leitor com reviravoltas que abrangem o sagrado, o sacrilégio, o amor, o ódio, a fé, a traição e a ambição em cenários que ressaltam a luta entre o Bem e o Mal.

Surgem novos personagens e novas tramas que fascinam o leitor, agora absorvido pelas guinadas de uma história que beira a literatura do gênero fantástico.

Nada mais posso revelar sobre a trajetória de José Antônio para não prejudicar o elemento “surpresa” que envolve o livro de Eduardo Henriques.

Mas preciso ressaltar a coragem do autor ao questionar preceitos sagrados e ousar mostrar com intrepidez as entranhas de um seminário onde dogmas rígidos formulados pela igreja católica eram impostos a imberbes seminaristas. Preceitos esses que felizmente sofreram transformações através dos tempos.

Eduardo Henriques, em seu livro, conseguiu expor, com enorme evidência, as forças coeternas que traçam o destino da humanidade.”