CISUM começa a fazer mais um procedimento: colocação de DIU

CISUM começa a fazer mais um procedimento: colocação de DIU

O Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM – do qual Cataguases faz parte, iniciou nesta quarta-feira, 21 de julho, a colocação de DIU – Dispositivo Intrauterino – um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo. A informação foi divulgada pela médica ginecologista e ex-vereadora, Maria Ângela Girardi, responsável pelo procedimento.

Os DIU`s são de cobre e disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios consorciados. As pacientes interessadas fazem uma consulta prévia no CISUM com a doutora Maria Ângela que irá avaliar se o procedimento é indicado para aquele caso. Ela acrescenta que durante a consulta também são oferecidos outros métodos contraceptivos disponíveis. “Como são muitos municípios, conta, tudo precisa ser agendado.”

Outro detalhe é que as pacientes devem assinar um “Termo de Consentimento” onde ela declara ter conhecimento dos riscos e benefícios do método, explica Maria Ângela. Ela também explica que todo o procedimento é feito em ambiente limpo e com todos os cuidados de assepsia e segurança. Feliz por participar desse programa que significa uma mudança nos padrões de atendimento do CISUM, completa: “Não temos dúvida da abrangência e melhoria dos indicadores de saúde da mulher a inserção das políticas públicas de planejamento familiar nos municípios.”

Na foto que ilustra esta matéria, o primeiro casal a fazer o procedimento, Joana e Aldair, juntamente com a médica Maria Ângela e sua assistente, Márcia.