Novo decreto amplia para 30% o número de pessoas em igrejas e cinema

Novo decreto amplia para 30% o número de pessoas em igrejas e cinema

Novo decreto, com maior flexibilização das atividades econômicas em Cataguases, foi assinado no final da tarde de ontem, 16 de julho, pelo prefeito José Henriques. As novas determinações começam a vigorar segunda-feira, dia 19. Entre outras alterações, destacam-se a ampliação do número de pessoas nas igrejas, agora limitado a 30% da capacidade de cada templo, permissão para funcionamento de clubes de lazer, seguindo os protocolos do Programa Minas Consciente e, pela primeira vez, trata do retorno às aulas presenciais na rede de ensino.

De acordo com o artigo 25 do novo decreto, até o dia 1º de agosto, está proibida aulas presenciais no município. Porém, neste período, destaca o texto, “os setores da administração pública, juntamente com os profissionais de educação, procederão à vistoria dos estabelecimentos e instrução de todos os envolvidos no processo gradual de retorno às atividades escolares presenciais”, afirma. Como o atual decreto tem validade até o dia 2 de agosto, pode-se afirmar que até aquela data a prefeitura vai divulgar novas determinações sobre o assunto.

Mesmo adotando a prudência como norma e permanecendo na Onda Amarela do Programa Minas Consciente (veja matéria a este respeito clicando aqui), o prefeito José Henriques também autorizou a renovação gradual do passe livre, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Neste sentido os serviços de transporte coletivo como ônibus urbano, táxis, mototáxis e transportes de passageiros por aplicativos continuam sendo obrigados a obedecerem os protocolos sanitários constantes no referido decreto. Também foram ampliados os serviços de hotelaria, que passam a funcionar com até 75% da capacidade máxima de cada estabelecimento, estando autorizados serviços de “delivery” apenas nas recepções.

Outro setor beneficiado com o novo decreto é o cinema que fica permitido funcionar com no máximo 30% da capacidade autorizada pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Os demais setores da economia do município permanecem como estão, como é o caso do atendimento de clientes em estabelecimentos comerciais e em bares, lanchonetes e restaurantes (que podem funcionar até a meia noite). Além disso, o setor de fiscalização municipal continua fazendo vistorias, e o uso de máscaras segue sendo obrigatório em Cataguases, bem como o uso de álcool em gel e demais medidas sanitárias do Programa Minas Consciente.

Foto: Arquivo