Comitê Covid-19 é prudente e mantém Cataguases na Onda Amarela

Comitê Covid-19 é prudente e mantém Cataguases na Onda Amarela

A macrorregião Sudeste, que integra a maioria das cidades da Zona da Mata, foi classificada esta semana para a Onda Verde do “Minas Consciente”. A mudança foi divulgada nesta quinta-feira, 15 de julho, pelo Governo de Minas após reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19 e começa a valer a partir de sábado (17). Segundo o Estado, a alteração foi possível após melhora nos índices da doença.

Cataguases, porém, vai permanecer na Onda Amarela daquele programa. A prudência foi adotada na reunião do Comitê Municipal Covid-19, realizada quarta-feira, 14, após analisar a realidade do município nas últimas semanas, inclusive o acompanhamento do número de casos e ocupação de leitos no Hospital de Cataguases.

Segundo informou o Secretário de Saúde, Ricardo Mattos, a situação atual está “mais tranquila” mas o município tem agido no sentido de evitar dar um passo e ter que retroceder posteriormente, disse. Ele, porém, pontuou que esta semana vem sendo registrado um pequeno aumento no número de novos casos, o que pode significar uma tendência da doença no município.

Nesta quinta-feira, 15, Cataguases registrou 28 novos casos da doença. No dia anterior foram 11, na terça-feira, 17 casos, e na segunda, 30. A situação no Hospital de Cataguases segue com baixo número de internações. Na UTI Geral estão quatro pacientes, nenhum relacionado com a Covid-19. A UTI Covid abriga dois pacientes, e a Enfermaria Covid está com sete pacientes. Desde o início da pandemia o município registrou 7.477 casos, sendo que desse total, 6.846 estão recuperados, 368 seguem em tratamento, além de 258 óbitos.

Foto: Arquivo