PM do Meio Ambiente encontra, em residência, cães com sinais de maus tratos

PM do Meio Ambiente encontra, em residência, cães com sinais de maus tratos

Uma residência situada no Bairro Colinas, em Cataguases, foi alvo de uma ação da Polícia Militar do Meio Ambiente por maus tratos a animais. A equipe de militares ambientais esteve no local nesta manhã de sexta-feira, 16 de julho, onde cumpriu um mandado de busca e apreensão. No imóvel, conforme o registro da ocorrência, estavam vários cães sem alimentação, inclusive, um deles aparentava estar doente e desnutrido em função de seu baixo peso.

De acordo com o comandante daquela corporação no município, tenente Lucas Antônio Costa de Carvalho e responsável pela operação, quando a equipe chegou ao local foram encontrados 14 cães, sendo dois filhotes. “A residência estava com forte odor de fezes e urina dos animais, além de muito suja”, frisou.

Durante as buscas no interior do imóvel foram encontrados em cômodos distintos da casa, “cães sem alimentação e água, sendo que um deles estava extremamente magro e um jabuti piranga, da fauna silvestre, que também estava sem alimentação”, salientou tenente Carvalho. “Esta situação de maus tratos foi constatada no local por um médico veterinário”, acrescentou.

O morador do imóvel e responsável pelos animais estaria viajando a trabalho o que impediu sua prisão em flagrante, conforme informou tenente Carvalho. “Apesar disso – destaca o comandante – os autos serão encaminhados para os órgãos competentes para a apuração dos fatos.”

Ele vai responder pelos crimes de cativeiro ilegal de animal silvestre, maus tratos a animais domésticos e por obstruir a ação fiscalizadora do poder público no trato de questões ambientais. Tenente Carvalho completou dizendo que as penas para estes crimes variam de seis meses a cinco anos de reclusão e, na esfera administrativa, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 21.100,40. Os animais foram deixados a uma pessoa que se comprometeu cuidar deles até seja encontrado um novo local onde possam viver.

Fotos: Polícia Militar do Meio Ambiente – Divulgação