Igreja de Santa Rita comemora 25 anos de sua elevação a Santuário

Igreja de Santa Rita comemora 25 anos de sua elevação a Santuário

Nesta quarta-feira, 07 de julho, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cataguases, comemora dez anos da nova denominação. Neste mesmo dia, em 1996, durante solenidade presidida pelo então bispo diocesano dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, a conhecida Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, era elevada a santuário diocesano.

Para celebrar a data, toda comunidade paroquial preparou uma programação especial, que está sendo desenvolvida ao longo da semana com missas festivas presididas pelos padres Jorge Luiz Passon (pároco) e João Batista Rotondo (vigário paroquial), com a participação especial do Padre José Carlos Ferreira Leite, que à época era pároco da Paróquia Santa Rita, em 1996.

Conheça a História

A antiga Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia foi criada no dia 10 de outubro de 1851. Ao longo de sua história, o templo católico passou por sucessivas reformas e ampliações, mas foi demolido por causa de sua estrutura comprometida, sendo construída uma nova Matriz no local.

A sua pedra fundamental foi lançada em 1944, quando acontecia a Segunda Guerra Mundial. As obras iniciaram em 1948, três anos após o fim daquele conflito, sendo concluídas em 1968. O arquiteto Edgar Guimarães do Vale a projetou em estilo modernista, com traços que assemelham a um avião, sem uma das asas.

Sua originalidade e beleza arquitetônica desperta a atenção de todos que visitam Cataguases, principalmente em sua fachada, decorada com um painel em azulejos que retrata a vida de Santa Rita, de autoria da consagrada pintora brasileira, Djanira da Motta e Silva.

Mais tarde, em 1995, a artista plástica Nanzita Ladeira Salgado Alvim Gomes retratou no interior da Igreja a Via Crucis de Jesus Cristo, inspirada no livro de Pierre Barbet “A Paixão de Jesus Cristo segundo o Cirurgião’.

Fonte: Com informações da PASCOM do Santuário Santa Rita de Cássia | Foto: Facebook Oficial do Santuário.