Operação cumpre mandados de prisão e de busca contra organização criminosa

Operação cumpre mandados de prisão e de busca contra organização criminosa

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Regional da Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria Criminal da Comarca de Visconde do Rio Branco, Polícia Militar e Agência Central de Inteligência Prisional – Depen, deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 2 de julho, a operação “Duplo Impacto III”. A ação faz parte de investigações que apuram crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e crimes violentos na região.

Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão nos municípios de Visconde do Rio Branco e São Geraldo. Também houve o cumprimento de buscas na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campo Pires, localizada em Juiz de Fora, já que um dos investigados estaria comandando o tráfico de drogas do interior de uma das celas do estabelecimento prisional. Foi efetuada ainda uma prisão em flagrante.

Durante a operação, foram apreendidas munições, cocaína e maconha em barras fracionadas e entorpecentes já embalados para o comércio ilícito, além de balança de precisão, diversos aparelhos telefônicos, a quantia aproximada de R$ 22 mil e documentos de interesse investigativo.

Terceira fase

A operação desencadeada nessa sexta-feira é a terceira fase da operação “Duplo Impacto”, que teve início no dia 10 de março de 2020, com o objetivo de desmantelar duas organizações criminosas voltadas à prática do tráfico de drogas, porte de armas de fogo, corrupção de menores e crimes violentos. Naquela ocasião, foram cumpridos dez mandados de prisão, além da apreensão de diversas armas de fogo, coletes balísticos, entorpecentes, celulares, a quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 500 mil, entre outros objetos.

Também como desdobramento da operação “Duplo Impacto”, o Gaeco, em conjunto com o Gaeco do Rio de Janeiro e com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro, deflagrou a operação “Dupla Face” que prendeu no dia 30 de abril de 2021, um dos principais líderes do grupo investigado, que estava foragido da justiça desde 2017, mas estava residindo em Campos dos Goytacazes/RJ. O indivíduo é apontado como um dos protagonistas no fornecimento de entorpecentes para a Zona da Mata mineira através de um esquema de tráfico interestadual de drogas.

Com a fase desencadeada nesta sexta, a operação contabiliza 39 prisões realizadas, sendo que todos os envolvidos continuam detidos. Também foram oferecidas quatro denúncias criminais ao Poder Judiciário contra 28 pessoas.

A operação desta sexta-feira contou com a participação de promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, tropas especializadas da Polícia Militar e da Agência Central de Inteligência Prisional.

Fonte e foto: MPMG