Detento morre enforcado dentro de presídio em Viçosa

Detento morre enforcado dentro de presídio em Viçosa

Um detento do Presídio de Viçosa foi encontrado morto dentro de uma cela da instituição, localizada no Bairro Sagrada Família, na tarde de segunda-feira, 21 de junho. Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o jovem, de 24 anos, foi encontrado pelos policiais penais enforcado na grade do banheiro da cela, com um lençol envolto no pescoço.

O detento estava preso suspeito da morte do enteado dele, de 1 ano, em janeiro de 2020. A mãe do bebê também está presa. Ainda conforme a Sejusp, a Polícia Civil foi acionada e os peritos confirmaram o óbito. Em nota enviada ao Site G1 na manhã desta quarta-feira (23), a “direção da unidade prisional registrou a ocorrência e instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. As investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil”.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil que informou que concluiu inquérito policial à época dos fatos e o procedimento foi remetido à Justiça, com indiciamento dos suspeitos. E também entrou em contato ainda com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para saber se ele já havia sido condenado, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Relembre o caso
No dia 21 de janeiro de 2020, um bebê de 1 ano deu entrada no Hospital São Vicente de Paula, em Ubá, com hematomas e escoriações por todo o corpo e a cabeça. O padrasto e a mãe do bebê foram presos por suspeita de homicídio. A vítima foi levada pela mãe, de 23 anos (na época do registro da ocorrência), e pelo padrasto, de 22 (na época do registro da ocorrência) até o local.

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o padrasto relatou aos policiais que a companheira, mãe da criança, havia saído da casa por volta de 7h30min para buscar leite e teria deixado o bebê com ele. Em um certo momento, o jovem precisou atender alguém que o chamava fora da casa e, ao retornar para dentro da residência, percebeu que o bebê estava roncando muito e aparentava estar sem ar.

No depoimento, ele afirmou ainda que realizou massagem cardíaca e fez respiração boca a boca, no entanto o bebê retornou a consciência cerca de três vezes e depois não apresentou mais sinais de vida. O padrasto disse aos militares que deixou o bebê no sofá, saiu e foi até um local próximo da casa para tentar ligar para a companheira e não conseguiu. Ao retornar para residência, percebeu que a criança não estava mais respirando, ele terminou de vestir a roupa no bebê, o deixou no sofá e saiu de bicicleta para procurar a companheira. Ao encontrá-la, informou que a criança estava passando mal e os dois retornaram pra casa, pegaram o bebê e levaram para o hospital com ajuda de vizinhos.

O médico de plantão que atendeu o bebê afirmou à PM que ele já chegou sem vida no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde o laudo apontou que a vítima apresentava hemorragia intratorácica com fraturas na costela direita, grande hemorragia intra abdominal, além de várias fraturas na calota craniana, diagnóstico confirmado posteriormente pelo médico legista que examinou o corpo.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata