Polo Audiovisual da Zona da Mata firma acordo com Prefeitura de João Pessoa

Polo Audiovisual da Zona da Mata firma acordo com Prefeitura de João Pessoa

O Polo Audiovisual da Zona da Mata e a Prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, celebraram, no último dia 27 de maio, um acordo de cooperação. A parceria inédita, por meio do Instituto Fábrica do Futuro e a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), tem como principal objetivo a elaboração de diretrizes para um “Programa de Cultura e Desenvolvimento Local com foco na economia criativa do audiovisual”.
Participaram do encontro o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o diretor-presidente da FUNJOPE, Marcus Alves, e Paulo Roberto de Souza Júnior, chefe da Divisão de Audiovisual. No âmbito do Polo Audiovisual, estiveram presentes, Cesar Piva, diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, e Mauri Palos, diretor do Cine 14 Bis, Equipe-Cine e Instituto Fábrica do Futuro.

“Foi uma conversa muito importante porque João Pessoa já ocupou espaço nessa área do audiovisual, inclusive junto a Cataguases, e isso permite que a gente já tenha algo feito, algo produzido. O que nós estamos desenvolvendo agora com a FUNJOPE é exatamente a retomada desse projeto, mas com força, com energia, com participação da Prefeitura”, assegurou o prefeito Cicero Lucena (foto ao lado).

“Essa oportunidade é sonhada e aguardada há muitos anos, desde quando o CINEPORT passa a ser realizado em João Pessoa, em 2007, dando início a uma rede de cooperação, intercâmbio e trocas de experiências. Na edição do Festival em 2014 realizamos o Encontro Nacional de Polos, Arranjos Produtivos Locais (APL’s) e Núcleos de Produção Digital (NPD´s), reunindo gestores e realizadores de várias regiões do Brasil. Um momento importante que resultou na “Carta de João Pessoa” que passa a orientar ações em rede, já trazendo resultados concretos sobretudo na regionalização de recursos”, contextualiza Cesar Piva (foto abaixo).

“Este é um compromisso de governo. Essa parceria firmada hoje se reveste de um ineditismo muito grande e de uma importância fundamental para a gente começar uma política de promover uma estruturação do nosso cinema de maneira mais sustentável. A experiência de Cataguases tem uma história muito bonita e sempre manteve um vínculo grande com a cidade de João Pessoa. A gente vai alimentar, ampliar e desenvolver essa experiência dentro de um sonho que foi imaginado lá atrás por muitos diretores e produtores do nosso audiovisual, e que agora a gente torna realidade por meio dessa ação do prefeito Cícero Lucena”, destacou Marcus Alves, diretor-presidente da FUNJOPE.

Fonte e fotos: Polo Audiovisual da Zona da Mata | Texto: Beth Sanna