Hospital adota visita virtual a familiares de pacientes internados

Hospital adota visita virtual a familiares de pacientes internados

Desde a primeira quinzena de março, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com anuência da Comissão Interna de Controle de Infecções Hospitalares e sua direção administrativa, o Hospital de Cataguases interrompeu as visitas presenciais. Pouco tempo depois, instituiu o sistema de vídeo chamadas entre pacientes e seus familiares. A iniciativa é da psicóloga daquela Santa Casa, Patrícia Medeiros Pinheiro, acontece semanalmente e tem como objetivo minimizar o distanciamento e proporcionar momentos de afeto e calor humano aos pacientes.

A ideia é que, após passar por uma avaliação, e com o acompanhamento da psicóloga, o paciente possa conversar com seus familiares, através de chamada de vídeo, por alguns minutos previamente estabelecidos, possibilitando a interação, mas evitando ainda mais desgaste físico e emocional de ambas as partes. No Hospital, além dessa forma de interação, uma equipe ainda fica responsável por manter informados os familiares dos pacientes, por meio de ligações telefônicas, que acontecem, diariamente, duas vezes ao dia (manhã e tarde).

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A reflexão sobre essa “visita virtual” pode apontar novos caminhos para aprimorar a integração e a qualidade na assistência prestada aos pacientes internados por qualquer enfermidade contagiosa ou de maior gravidade, revela Patrícia. Ela explica que “as chamadas de vídeo são uma maneira de humanizarmos mais o atendimento e o acompanhamento do paciente por parte de seus familiares e/ou amigos. É usar a tecnologia para levar um pouco de aconchego ao paciente neste momento delicado, uma ação que acaba auxiliando no suporte emocional de ambas as partes, até mesmo na possível recuperação”, conta.

A psicóloga explica que as vídeos chamadas estão acontecendo quase diariamente, conforme a necessidade de cada paciente e da família. “O paciente que está em tratamento fica preocupado com a família e querendo saber informações e, da mesma forma, os familiares também ficam preocupados, mesmo a gente divulgando todos os dias os boletins sobre o estado de saúde deles. É, portanto, uma forma de amenizar estes medos, dores e angústias. Uma alternativa para diminuir a aflição de ambas as partes”, completou a Patrícia.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação do HC