Selo de Inspeção Municipal é implantado em Leopoldina

Selo de Inspeção Municipal é implantado em Leopoldina

Foi realizado na última semana, em Leopoldina, o lançamento oficial do Serviço de Inspeção Municipal. O evento, promovido pela Prefeitura de Leopoldina em parceria com a Emater, ocorreu no Parque de Exposições (Coopleste), seguindo todos os protocolos de segurança por conta das medidas de segurança contra a pandemia de Covid-19.

De acordo com a assessoria de imprensa da Emater/Leopoldina, a zona rural de Leopoldina é muito rica e diversificada, contudo, grande parte desses produtores não têm acesso há algum sistema de inspeção da produção. Diante dessa realidade, a Prefeitura lançou o Serviço de Inspeção Municipal em nível de consórcio entre municípios da região.

ABRA UMA CONTA VOLTZ E GANHE ATÉ 10% DE DESCONTO NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI.

A partir do serviço, será expedido o Selo de Inspeção Municipal (SIM) aos produtores rurais da região. Ainda de acordo com a Emater, o SIM é um importante instrumento para que o agricultor possa legalizar a agroindústria, seja ela de doces, quitandas, derivados de leite, cachaça artesanal, mel, carnes e embutidos entre outros.

O selo de inspeção permite ao agricultor comercializar os produtos de maneira legal, não só no município, como nos demais 43 municípios participantes do consórcio. Além de poder participar dos mercados institucionais (município e estado), através dos programas de alimentação escolar (PNAE) e o programa de aquisição de alimentos (PAA).

O projeto tem caráter educativo para que os empreendimentos rurais sejam legalizados. Os interessados em aderir ao selo de inspeção (SIM), podem entrar em contato com o escritório local da EMATER para realizar o cadastro e ter conhecimento sobre as especificações de cada tipo de agroindústria.

No lançamento participaram o prefeito Pedro Augusto (PL), representantes da Emater; Epamig; Sindicato dos Produtores Rurais de Leopoldina; Coopleste; IMA; Equipe da Ampar/Cimpar, autoridades do município e produtores rurais.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Emater-Divulgação