Comerciantes que trabalham à noite fazem passeata contra decreto municipal

Comerciantes que trabalham à noite fazem passeata contra decreto municipal

Os comerciantes que trabalham com bares e restaurantes noturnos em Cataguases realizaram, na tarde desta terça-feira, 25 de maio, uma passeata pacífica em protesto ao novo decreto municipal com medidas de combate à Covid-19. Eles reivindicaram tratamento igual ao dado ao setor que trabalha durante o dia. A passeata terminou com um protesto em frente ao Paço Municipal onde três comerciantes, representando todo o grupo foi recebido pelo prefeito José Henriques.

O grupo saiu da Pracinha do Doutor Lídio, e percorreu algumas da principais ruas do Centro da cidade. Munidos de cartazes com frases criticando o novo decreto, havia também frases de apoio a medidas que proíbam o funcionamento de todas as atividades comerciais do município, o chamado lockdown. Anderson Prado, da Iguaria Gourmet, e um dos líderes do movimento, disse que apenas uma parcela de um setor da economia do município não pode ser punida e pediu igualdade de tratamento.

ABRA UMA CONTA VOLTZ E GANHE ATÉ 10% DE DESCONTO NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI.

Durante o encontro com o prefeito José Henriques, eles reiteraram o pedido para que o decreto ora em vigor, fosse alterado para que possam abrir as portas e atender também presencialmente os clientes. Após longa negociação em que o prefeito explicou os motivos pelos quais não podia atender – naquele momento – o pleito dos comerciantes, citando inclusive o fato ocorrido com um bar no último final de semana, que foi interditado por causa de promover aglomeração, chegou-se a um consenso.

Esta semana os bares e restaurantes noturnos seguem funcionando apenas por delivery, mas a partir da próxima segunda-feira, 31, o prefeito vai baixar outro decreto permitindo o atendimento presencial nestes estabelecimentos sem, no entanto, o consumo de bebida alcoólica. A proposta do prefeito, porém, não foi aceita pelo restante do grupo que ainda se diz prejudicada. Assim, aqueles comerciantes prometeram nova manifestação ainda esta semana, com o objetivo de ver sua reivindicação atendida.