Cataguases celebra, sem festas, sua padroeira Santa Rita de Cássia

Cataguases celebra, sem festas, sua padroeira Santa Rita de Cássia

Pelo segundo ano consecutivo, Cataguases não realiza a Festa de Santa Rita, a mais tradicional e esperada pela população. A pandemia provocada pelo novo coronavírus mantém o mundo em isolamento social, e eventos como este funcionam como “ninho” para a propagação da doença, que no país já levou a óbito quase 450 mil pessoas. Assim como em 2020, as comemorações à padroeira acontecem somente no âmbito religioso.

Sem a programação festiva a memória traz de volta os concorridos bingos com premiação generosa, os shows musicais ao ar livre e as barracas de caldos deliciosos, dos docinhos preparados artesanalmente por mãos voluntárias hábeis e talentosas, e, claro, o super concorrido pastel, uma quase unanimidade, tamanha a procura por ele nos dias de festa. Uma fonte ligada a organização da Festa informou que em 2019, último ano do evento, foram consumidos 730 quilos de carne, apenas no recheio daquela iguaria.

ABRA UMA CONTA VOLTZ E GANHE ATÉ 10% DE DESCONTO NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI.

Porém, a esperança de retomar as festividades em 2022 renasce com a campanha de vacinação em andamento no país. Enquanto isso, este ano, os cataguasenses e todos os devotos, vivem este dia pedindo a Santa Rita de Cássia que interceda por cada um de seus filhos nesta pandemia e ajude a todos a superar este momento difícil o mais rapidamente possível, com fé em dias melhores e sem esmorecer, seguindo seu exemplo de vida.

Sobre a padroeira
Santa Rita foi uma mulher de fé cuja vida foi marcada pelo sofrimento devido ao assassinato do marido e, posteriormente, pela morte dos filhos, vítimas de lepra. Foi então que resolveu dedicar-se à vida religiosa, um desejo de infância, mas teve que adiar o sonho porque o mosteiro em que queria viver, das Irmãs Agostinianas, só aceitavam moças solteiras. Desse modo refugiou-se na casa dos sogros e começou a cuidar de doentes de lepra e a curar enfermos.

Um dia, em sonho, ouviu uma voz chamando seu nome. Ela foi até à porta e viu Santo Agostinho, São Nicolau e São João Batista lhe pedindo que os seguisse. Eles então a levaram até o mosteiro que estava trancado e, naquele momento, Rita sentiu um suave empurrão que a colocou dentro do convento o que convenceu as freiras a deixarem ficar. Lá, Santa Rita viveu durante quarenta anos. Morreu em 22 de maio de 1457 e uma monja viu sua alma subir ao céu acompanhada por anjos.