Contas de água da Copasa podem subir 51% com revisão tarifária

Contas de água da Copasa podem subir 51% com revisão tarifária

Termina no próximo dia 20, o período de consulta pública do processo de Revisão Tarifária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Realizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) de quatro em quatro anos, desta vez, a proposta visa extinguir a tarifa de tratamento de esgoto e definir um único preço para o serviço de coleta e tratamento. Ela também poderá significar em um aumento significativo nas contas de água da população de Cataguases.

Especialistas alertam, no entanto, que a metodologia pode ser injusta. É que apesar da redução de até 15% proposta pela agência na junção dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto, quase 20% da população atendida pela companhia no Estado, vai, na verdade, ter suas faturas aumentadas em até 51% – a depender da faixa de consumo do usuário. Considerando apenas a taxa de Esgoto Dinâmico Coletado (EDC), o aumento será da ordem de 196%.

“Estão alardeando uma redução inédita. Só estão esquecendo de contar que, para isto, nos municípios que não têm tratamento de esgoto haverá um aumento inédito também”, disse uma fonte especialista em saneamento e regulação que preferiu não ser identificada.

ABRA UMA CONTA VOLTZ E GANHE ATÉ 10% DE DESCONTO NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI.

Questionadas, nem Copasa nem Arsae-MG forneceram a lista dos municípios que serão afetados. Porém, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019, entre as cidades com o maior número de usuários com aumento na tarifa, possivelmente estarão: Divinópolis, onde há aproximadamente 194 mil pessoas sem tratamento de esgoto; Sabará (89 mil), Ubá (85 mil); Coronel Fabriciano (85 mil); Ribeirão das Neves (55 mil); Patos de Minas (54 mil); Ibirité (49 mil); Três Corações (46 mil); Cataguases (46 mil); Guaxupé (44 mil), num total de 125 municípios.

Procurada, a Arsae-MG explicou que até então, a Copasa possui duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do tipo de serviço ofertado. Se o usuário tem apenas a coleta e o afastamento do seu esgoto, ele paga a tarifa EDC, que representa 25% da tarifa de água. Agora, se ele possui o serviço completo de esgoto, com a coleta, afastamento e também o tratamento, ele paga a tarifa Esgoto Dinâmico Tratado (EDT), que representa 100% da tarifa de água. Com a mudança proposta, a Copasa passará a ter apenas uma única tarifa para o serviço de esgoto, independente de qual é o serviço prestado. E essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água.

“A unificação das tarifas procurou sanar um problema identificado ao longo dos últimos quatro anos. Por mais que o serviço de tratamento de esgoto tenha impacto extremamente relevante e necessário para o meio ambiente, ele é pouco percebido pelos usuários. Nesse sentido, o início do fornecimento desse novo serviço implicava aumento significativos das tarifas sem a percepção dos benefícios, o que gerava muitas reclamações por parte dos usuários e dos municípios. Agora, com a unificação das tarifas, o início do tratamento dos esgotos não implicará qualquer aumento para o usuário”, disse a agência.

Já a Copasa informou que o processo de revisão tarifária é conduzido pela Arsae-MG e que cabe à companhia, ao final do processo, apenas acatar as decisões estabelecidas pela agência reguladora. A estatal admitiu a elevação na tarifa de alguns consumidores.

“O documento com a proposta da Arsae-MG contém tabelas onde é perceptível uma oscilação de valores que seriam pagos pelos clientes, por categoria, com aumentos em várias faixas e redução em algumas. De acordo com dados do documento, a maioria dos clientes terá elevação na tarifa”, disse por meio de nota.

Fonte: Diário do Comércio – Texto: Mara Bianchetti | Foto: Copasa-Divulgação