Energisa retira mais de 300kg de cabos inutilizados dos postes

Energisa retira mais de 300kg de cabos inutilizados dos postes

Com as novas tecnologias e expansão das empresas de telecomunicações, o número de provedores que compartilham os postes de energia elétrica para instalação dos cabos cresce a cada dia. Por isso, para garantir o compartilhamento seguro e eficiente dos postes pelas empresas de telecomunicações, a Energisa realizou, em Cataguases, durante o mês de março, um trabalho de limpeza dos cabos de telecomunicações inutilizados. Ou seja, foram retirados os cabos de terceiros, que estavam sem uso e ficam pendurados na rede, totalizando mais de 300 kg de cabos inutilizados. Cabe ressaltar que essa responsabilidade é dos provedores de telecomunicações e que por deixarem esses cabos desorganizados a Energisa precisou promover a limpeza, visando principalmente à segurança da população.
Vale destacar também que o uso compartilhado dos postes de energia elétrica deve ser obrigatoriamente autorizado pelas concessionárias de energia elétrica, já que o uso irregular e o excesso de fios e cabos podem acarretar dificuldade de acesso para manutenção e até mesmo a queda dos postes. “No entanto, nem sempre essas empresas estão autorizadas ou submetem o projeto para autorização. Isso acaba causando riscos de acidente para as próprias empresas envolvidas e para a população, além da poluição visual”, explica o coordenador de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa, Luciano Cunha.

“É de responsabilidade das empresas de telecomunicações promover a retirada desses cabos que não estão em uso e colaborar para a limpeza e organização dos cabos nos postes de energia, além da instalação correta dos fios. A Energisa está atuando fortemente para eliminar o excesso de cabos soltos e não identificados e reorganizar os fios para evitar a poluição visual. Essa ação também vai contribuir para a redução de carga nos postes e melhorar o visual. Vamos atuar junto às empresas de telecomunicações, cumprindo as regulamentações”, complementa Cunha.

Fonte e fotos: Energisa Minas Gerais