Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho lança o programa Arte PocketFest

Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho lança o programa Arte PocketFest

A Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho está lançando, através do Centro Cultural Humberto Mauro, mantidos pela Energisa, o programa Arte PocketFest. Trata-se de iniciativa de difusão e desenvolvimento artístico que vai promover a circulação de obras e espetáculos curtos de artistas independentes da microrregião de Cataguases. Será uma festival com os artistas independentes de 14 cidades da região.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 16 de maio próximo, no site http://www.fundacaoormeo.org.br/ onde também poderão ler o regulamento completo. Podem se inscrever artistas residentes em Cataguases, Além Paraíba, Argirita, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Pirapetinga, Recreio, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande, com obras autorais em formato de cena curta, pocket show, vídeo curto e microtexto, em uma das cinco linguagens artísticas diferentes:

– Artes Cênicas (teatro, circo, dança e performance)
– Artes Visuais (pintura, desenho, gravura e graffiti)
– Audiovisual (curta-metragem, websérie, videoarte e videoclipe)
– Literatura (poesia, conto, crônica, HQ, Quadrinho, mangá e charge)
– Música (banda, artista solo, duplas, trios, quarteto, rapper)

Todos os inscritos serão avaliados por um júri técnico, que vai selecionar as obras e os artistas que vão participar do Programa ainda em 2021. Após selecionados, todos os artistas vão receber cursos de capacitação gratuitos para se habilitarem a escrever projetos culturais em leis de incentivo e editais de patrocínio cultural, entre outros, com profissionais renomados. As obras selecionadas estarão na Mostra Competitiva Online, com votação popular e prêmios para os vencedores.

De acordo com a coordenadora do Centro Cultural Humberto Mauro, Caluã Eloi Oliveira da Silva, “o objetivo do Festival é fomentar a produção e circulação de artistas locais durante a pandemia e garantir a maior profissionalização desse segmento. Além, é claro, de trazer ao público diversas manifestações artísticas e culturais de forma remota, incentivando as pessoas a ficarem em casa”, explicou.

De olho no cronograma:
Inscrições: 21/04/2021 a 16/05/2021
Seleção: 17/05/2021 a 31/05/2021
Resultado: 01/06/2021

Fonte: Centro Cultural Humberto Mauro | Foto: Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho