Ministério da Saúde muda regra e Cataguases vai receber 2.100 doses de vacina

Ministério da Saúde muda regra e Cataguases vai receber 2.100 doses de vacina

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina informou nesta manhã de segunda-feira, 22 de março, alteração no envio do quantitativo de doses para os municípios. Na sexta-feira, 19, aquela GRS recebeu mais um lote com 6.960 imunizantes que estão sendo entregues hoje, 22, às secretarias municipais de saúde de sua área de abrangência.

Até então Cataguases receberia 1.050 doses nesta segunda-feira, conforme este site divulgou, porém, o Ministério da Saúde alterou durante o final de semana a orientação sobre a entrega da vacina. Assim, vai receber o dobro, 2.100 doses, para serem utilizadas somente na aplicação da primeira dose. O objetivo é ampliar o público vacinado no país.

A mudança de estratégia por parte do governo federal deve-se a expectativa do Brasil começar a receber lotes semanais de vacinas devido ao início da produção do imunizante pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esta orientação deverá ser mantida se a produção e o ritmo de entrega dos lotes previstos pelo governo se confirmar.

Outra alteração, informado pela GRS-Leopoldina, diz respeito ao prazo de aplicação entre as doses. Segundo o Ministério da Saúde, agora, quem for imunizado com a Coronavac-Butantan, vai tomar a segunda dose 28 dias após a primeira. Para quem for imunizado pela vacina da AstraZeneca, o intervalo entre as doses não sofreu alteração.

Veja no quadro abaixo o total de vacinas que cada cidade da área de abrangência da GRS-Leopoldina recebe nesta segunda-feira:

Com informações do G1 | Foto: Poder 360