Jovens da Zona da Mata são selecionados para curso de Roteiro

Jovens da Zona da Mata são selecionados para curso de Roteiro

Entre as diversas iniciativas de formação no setor audiovisual promovidas no Brasil, neste início de 2021, destaca-se o curso “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio” ministrado por Jorge Furtado (foto acima), um dos mais importantes e premiados cineastas do Brasil.

O curso é uma realização do Centro Cultural b_arco, da Casa de Cinema de Porto Alegre e Projeto Paradiso. Ele vai abordar “temas fundamentais do roteiro cinematográfico – os elementos da linguagem, as etapas de desenvolvimento do roteiro, os personagens, a trama, as cenas, os diferentes gêneros e formatos”, com mais de 9 horas gravadas em 27 aulas que estarão disponíveis em uma plataforma online, o que dá oportunidade ao estudante de assistir no lugar e momento que lhe convier.

Em Minas Gerais, em parceria com a Universo Produção foi realizado, entre os dias 10 e 14 de março último, uma chamada de seleção para nove (9) bolsas integrais. Foram 60 pessoas inscritas, entre as quais, 20 concorrentes mobilizados pelo Polo Audiovisual na Zona da Mata. Ao final do processo, das nove vagas oferecidas para Minas Gerais, seis candidatos da região do Polo foram selecionados.

“A seleção dos candidatos, feita pela Universo Produção, e as bolsas de estudo do curso de roteiro a ser ministrado por Jorge Furtado, reflete a diversidade de pensamentos e opiniões e busca reunir alunos que apontaram em suas falas um caminho diferenciado para atuação no audiovisual. Vários deles estão ligados ao Polo do Audiovisual da Zona da Mata, o que representa ainda mais a força de um projeto de continuidade liderado com competência”, ressalta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção.

No contexto da Educação, uma das diretrizes principais do Polo Audiovisual da Zona da Mata é gerar transformação social com impacto geracional, envolvendo talentos, sobretudo – a juventude local em ações de intercâmbio, formação, produção e troca de experiências com profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro.

O principal destaque é o Edital Usina Criativa de Cinema, iniciativa integrada ao Festival Ver e Fazer Filmes, realizados em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Grupo ENERGISA. Em apenas quatro edições, organizadas entre 2016 a 2019, o edital regional já viabilizou a produção de 20 curtas-metragens e a capacitação de mais de 400 pessoas, entre artistas, produtores e técnicos de diversas áreas, em grande parte de jovens da região.

Conheça os seis selecionados no âmbito do Polo Audiovisual:

Bruna Schelb Correa (Cataguases)

Gabriel Nunes Marques (Cataguases)
Evandro Silva (Muriaé)
Jader Barreto Lima (Visconde do Rio Branco) Rafaella Lima (Visconde do Rio Branco)

Samuel Fortunato (Ubá)

Fonte e Foto: Polo Audiovisual da Zona da Mata com texto de Beth Sanna.