Sicoob Coopemata é uma das melhores empresas para se trabalhar no país

Sicoob Coopemata é uma das melhores empresas para se trabalhar no país

O Sicoob Coopemata foi certificado pela Great Place to Work® (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no país. A certificação GPTW evidencia o investimento da Coopemata no fator humano como diferencial na disseminação do cooperativismo, com excelência no ambiente de trabalho e sustentabilidade. Em 2019, a cooperativa lançou o Programa SEP – Satisfação em Pertencer, por meio da Unidade de Recursos Humanos e em parceria com a consultora da Orienta DH, Célia Garcia, que tem implementado vários projetos de profissionalização de seu time, com diagnósticos, revisão de processos, adoção de tecnologias e ferramentas de desenvolvimento em toda estrutura organizacional.

A Great Place to Work®, GPTW, é uma consultoria global com 58 escritórios e uma base de dados que inclui 100 milhões de empregados de 10 mil empresas espalhadas em seis continentes ao redor do mundo. Nos últimos 30 anos, ela apoia organizações a obterem melhores resultados, por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Ser certificada pelo GPTW significa que a organização é percebida pela ótica dos seus funcionários como um ambiente de trabalho onde estão presentes o orgulho e a satisfação de pertencimento. O certificado é válido por um ano, e a cada ciclo anual a organização pode renovar a certificação mantendo e melhorando os fatores que a diferenciam.

As pesquisas do GPTW revelam que as organizações onde as pessoas se sentem valorizadas são mais produtivas, têm retorno financeiro e atingem melhor seus resultados com maior eficiência nos custos operacionais e qualidade dos serviços. Elas demonstram que as mesmas qualidades que os funcionários consideram num bom ambiente de trabalho, como a confiança, orgulho e camaradagem, são também responsáveis pelo bom desempenho dos negócios. Essas qualidades sendo promovidas no trabalho apoiam as famílias e melhoram a sociedade. Daí a grande contribuição do GPTW para a transformação social.

O presidente do Conselho de Administração, César Mattos (foto ao lado), destaca que a certificação do Sicoob Coopemata como GPTW 2021 é um importante marco para que a cooperativa possa aprimorar ainda mais suas boas práticas de governança, gestão de pessoas e resultados e destacar-se no ranking das Melhores Empresas GPTW Brasil. “Fico extremamente feliz em saber que o Sicoob Coopemata atingiu o patamar das empresas com perfil de excelência para se trabalhar. Agradeço aos colaboradores, pois sem o esforço de cada um deles não chegaríamos até aqui. Esse é apenas o primeiro degrau, queremos avançar muito mais e que a cooperativa se torne uma empresa em que as pessoas sintam prazer em vir trabalhar, que elas se sintam acolhidas e que o Sicoob Coopemata é a empresa delas. Elas aqui não são somente empregados. Elas aqui são participantes da nossa história”, destacou.

A motivação para o trabalho é inerente à atividade, porém, dinâmica, variando tanto de uma pessoa para outra, como entre as mesmas pessoas ao longo do tempo. Para muitos, é uma questão de sobrevivência, mas o trabalho envolve muito mais coisas do que a troca de serviço por remuneração. Alguns fatores são determinantes para motivar as pessoas a fazerem parte de uma empresa, como, por exemplo, se são respeitadas, suas opiniões são valorizadas, têm oportunidade de desenvolver habilidades ou são desafiadas à superação, possuem boa convivência com os colegas, estabelecem laços de confiança com seus líderes, têm perspectiva de crescimento profissional em função da estabilidade econômico-financeira ou crescimento da organização, percebem acolhimento à diversidade de gênero, cor, etnia, religião.

De acordo com Cristina Rocha, da área de gestão de pessoas do Sicoob Coopemata, o sentimento de orgulho e pertencimento demonstrado pelos colaboradores no diagnóstico organizacional do SEP motivou a cooperativa pela busca do certificado Great Place do Work em 2021. “O real valor de uma organização está no sentimento e vontade sincera das pessoas de pertencer ao grupo. Sentimento e vontade é algo que se conquista, não se impõe e esse tem sido um dos grandes diferenciais da cooperativa”, ressaltou Cristina.

Fonte: Sicoob Coopemata | Texto: Heldnéa Simões | Foto: Arquivo