Além Paraíba está no segundo dia de lockdown após entrar na Onda Roxa

Além Paraíba está no segundo dia de lockdown após entrar na Onda Roxa

Além Paraíba amanheceu nesta segunda-feira, 15 de março, no segundo dia de lockdown, após o governo de Minas ter inserido aquele município na Onda Roxa do Programa Minas Consciente. No sábado, 13, o prefeito Miguel Belmiro Júnior assinou o decreto com validade de sete dias, regulamentando a nova situação do município frente a pandemia.

Clique aqui para assistir ao vídeo do centro de Além Paraíba na manhã desta segunda-feira, 15.

Desde domingo, 14, o decreto vem sendo cumprido. Assim, os estabelecimentos comerciais permanecem fechados, dentre eles supermercados e similares, farmácias e drogarias, estabelecimentos comerciais, academias de ginástica, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de produtos veterinários, igrejas, clubes de lazer, dentre outros. Está permitido o serviço de delivery. Bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários estão fechados. Apenas os caixas eletrônicos funcionam. A restrição de pessoas e veículos nas vias públicas sem motivo previsto no Decreto poderá ser alvo de abordagem e fiscalização. Está proibido o trânsito de pessoas das 22h às 5h.

A lista de proibições continua com a proibição das atividades socioeconômicas entre 22h e 5h, ressalvadas as relacionadas à saúde, segurança e assistência e ainda:
– circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado;
– circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares;
– realização de visitas sociais e entre familiares, salvo em caso de assistência;
– realização de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais e locação ou empréstimo de sítios, chácaras e similares para reuniões e eventos.
– utilizar praças e equipamentos públicos e privados em geral, quadras e centros poliesportivos, assim como campos de futebol que são utilizados para a prática esportiva e/ou desportiva, independentemente do número de pessoas;
– Uso e consumo de bebida alcoólica nas calçadas, praças e vias públicas, bem como a aglomeração de pessoas.

Veja o que está permitido
– fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;
– produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;
– distribuidoras de gás;
– oficinas mecânicas e borracharias, transporte e entrega de cargas em geral;
– hospital, clínicas de saúde, laboratório de analises clinicas, consultório médico e odontológico;
– emissoras de rádios e jornais;
– escritórios contábeis e de advocacia;
– vigilância e segurança privada;
– hotéis, com o limite de 50% de ocupação.

Enquanto o decreto estiver em vigor a Prefeitura vai fiscalizar o seu cumprimento podendo aplicar multas de acordo com o Código Sanitário e de Posturas, realizar interdições por até 30 dias de estabelecimentos que venham a desobedecer o Decreto ou até mesmo promover ação administrativa para cassação de Alvará de localização e funcionamento.

Fonte: Prefeitura de Além Paraíba com informações e vídeo de Adenilson Mendes