Hospital de Cataguases e UNIFACIG estudam parceria para curso de Medicina

Hospital de Cataguases e UNIFACIG estudam parceria para curso de Medicina

O Hospital de Cataguases recebeu na tarde de sexta-feira, 12 de março, visita de uma equipe técnica e administrativa da Faculdade UNIFACIG, de Manhuaçu. Veio conhecer as instalações do HC, visando a formalização de uma parceria que possibilite ao Hospital ser referência para os alunos do curso de Medicina daquela instituição na complementação de seus estudos.

Estiveram presentes o pró-reitor de Ensino, Oscar Lopes, os médicos instrutores, Felipe Pereira e Gustavo Henrique (coordenadores do curso de Medicina) e Roberta Mendes (coordenadora do curso de enfermagem). Eles participaram de reunião com o provedor José Roberto Furtado, o superintendente geral Máximo Barbosa da Silva, o superintendente administrativo Eliermes Teixeira, o diretor técnico médico Pedro Cesar Martins, os assessores jurídicos Thomas Benevenuto e Eduardo Barcelos, a gerente de Apoio Daniella Rodrigues Pereira, a analista de licitações Cinthia Correa Piovan e o gerente de enfermagem Eloi de Oliveira Rodrigues.


Os coordenadores dos cursos de Medicina e Enfermagem, conduzidos por Eloi Rodrigues, conheceram todas as instalações e equipamentos do Hospital de Cataguases, inteirando-se das condições que a unidade dispõe para atender às necessidades da faculdade na etapa de finalização do curso. Conforme explicou o pró-reitor de Ensino Oscar Lopes, o acordo a ser formalizado entre as instituições possibilitará que os alunos de Medicina façam no Hospital de Cataguases a etapa final de sua formação, entre o 9º e o 12º períodos, comumente conhecido como internato, e já projetando a realização da residência médica.

Máximo Barbosa da Silva explicou que a afinidade familiar com o pró-reitor Oscar Lopes possibilitou que esta parceria fosse materializada num curto espaço de tempo. “Essa ideia surgiu durante uma conversa familiar no Natal, prosseguiu com uma visita de nossa equipe à faculdade em Manhuaçu e está sendo sacramentada com esse encontro hoje”, revelou.
Com a parceria entre a UNIFACIG e o Hospital de Cataguases, os alunos teriam as aulas práticas dos estágios finais dentro do Hospital. “Isso significa que esses alunos viriam morar em Cataguases, injetando mais recursos na economia do município, além de proporcionar um enorme ganho na qualidade do atendimento aos pacientes do Hospital de Cataguases, com a presença também dos professores médicos instrutores e da carga horária que precisam cumprir”, acrescentou.


O provedor José Roberto Furtado agradeceu a todos os envolvidos nesta iniciativa pelo empenho para que prosperasse e pudesse começar a se materializar com a visita dos representantes da UNIFACIG ao Hospital de Cataguases. Ele destacou que “esse é um projeto que vai transformar a realidade do atendimento médico na nossa cidade e região, além de colocar Cataguases em destaque na área da Medicina. Vamos nos empenhar ao máximo para transformar esse projeto em realidade, apresentando nossa proposta aos gestores da Saúde dos municípios que integram nossa base de atendimento para que sua implementação se dê no menor espaço de tempo possível”, finalizou.

Fonte: Hospital de Cataguases | Reportagem e fotos: Camilo Vória