Com 622 casos notificados de dengue, Cataguases usa o “fumacê”

Com 622 casos notificados de dengue, Cataguases usa o “fumacê”

Os casos de dengue em Cataguases continuam aumentando, apesar das medidas preventivas que estão sendo tomadas pela população e autoridades sanitárias do município. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, de 1º de janeiro a 03 de março deste ano foram notificados 622 casos da doença, sendo 131 confirmados. No mesmo período também houve a notificação de seis casos de chikungunya, sem nenhuma confirmação até o momento. No mesmo período não ocorreu registro de Zica.

Para conter o avanço dos casos, a Secretaria de Saúde vem atuando ininterruptamente no trabalho de prevenção que consiste, entre outras ações, na realização de mutirões de limpeza, com operações bota fora, telagem de caixas d`água e visitas dos agentes de endemias nas residências. Até recentemente, por causa da pandemia do novo coronavírus, este tipo de ação estava suspensa, mas agora, os profissionais voltaram a entrar nos imóveis onde fazem a prevenção e orientam sobre como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue.

Conforme informou Amanda Silva de Souza Penha, Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, nesta quinta-feira, 04, devido ao aumento dos casos, foi adotado mais um procedimento visando conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti: o fumacê, como é popularmente chamado o inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado. Ele está sendo utilizado em algumas áreas da cidade, sendo que as aplicações acontecem às 16h e às 20h40min, nos bairros Ibraim e Santa Clara. Nesta sexta-feira, 05, foi a vez do bairro Taquara Preta e da Avenida Manoel Inácio Peixoto, a conhecida Reta da Saudade, que receberam o serviço às 6h e 8h40min.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. A população faz a sua parte quando se conscientiza sobre o problema e evita água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, evitando assim o surgimento de criadouros do mosquito. Portanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

*Com informações do Ministério da Saúde