Cataguases está no consórcio de prefeitos para comprar vacina contra Covid-19

Cataguases está no consórcio de prefeitos para comprar vacina contra Covid-19

O prefeito de Cataguases, José Henriques, assinou documento de adesão ao consórcio de municípios lançado pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas da Covid-19. Além de Cataguases, Juiz de Fora, Barbacena, Ubá e Viçosa também participam desta iniciativa.

A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. Enquanto isso o consórcio será constituído legalmente, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o que o deixará apto a fazer a compra de vacinas.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. Antes de o Governo Federal iniciar o Programa Nacional de Imunização em janeiro, o então prefeito eleito José Henriques, manifestou seu desejo de comprar vacinas.

Na última segunda-feira, 1º, durante live no Site do Marcelo Lopes, ele voltou a manifestar esta intenção e revelou a previsão de adquirir 30 mil doses do imunizante. Conforme explicou o prefeito, o objetivo é vacinar todos os idosos, profissionais de saúde e de educação, para poder retomar algumas atividades e a economia do município voltar a girar.

Com informações do G1 Zona da Mata | Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino