Saúde divulga o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19

Saúde divulga o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases acaba de divulgar o seu Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Trata-se de uma medida complementar em resposta ao enfrentamento da doença que só em Cataguases já registrou quase cem mortes. De acordo com aquela Pasta, “o documento segue as diretrizes contidas no “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19″, instituído pelo Ministério da Saúde, em consonância com o com o Plano de Vacinação contra COVID-19 para o Estado de Minas Gerais.

O documento, porém, conforme destaca o seu texto de apresentação, não é uma peça aberta, porque as informações nele contidas são “passíveis de serem atualizadas conforme o surgimento de novas evidências científicas, conhecimentos acerca das vacinas, cenário epidemiológico da Covid-19, em conformidade com as fases previamente definidas e aquisição dos imunizantes após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”

Com base no grau de transmissibilidade da Covid-19, o Plano elaborado pela Secretaria de Saúde de Cataguases, reitera a necessidade de cerca de 60% a 70% da população esteja imune, o que interromperia a circulação do vírus entre os cataguasenses. Desta forma seria necessária a vacinação de 70% ou mais da população para eliminação da doença, explica o documento.

Porém, como não existe vacina disponível no mercado mundial, “o objetivo principal da vacinação em função dessa realidade, passa a ser focado na redução da morbidade e mortalidade pela Covid-19, por meio da criação de grupos prioritários para a vacinação. Neste caso, aqueles formados por pessoas de maior risco para agravamento e óbito, caso venham a se infectar, serão priorizados” destaca o texto criado pelos técnicos daquela Secretaria.

Diante desta realidade a Secretaria optou por seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e Plano de Vacinação para Covid-19 do Estado de Minas Gerais e está obedecendo a um calendário de vacinação priorizando os grupos de risco como idosos residentes em asilos, profissionais de saúde de diversas áreas, inclusive de setores administrativos, e os idosos que começaram a ser imunizados os mais velhos e agora está na faixa etária que vai de 85 a 89 anos.

Por fim, o plano municipal de imunização revela a estrutura física disponível para campanha. Cataguases conta com um total de sete salas de vacina, distribuídas entre o Centro de Imunização, localizado na sede do SEMAE (Antigo Pronto-Socorro Municipal), nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Bandeirantes, Granjaria, Leonardo, Paraíso e nos distritos de Vista Alegre e Sereno. Os técnicos daquela Secretaria informam, também, que as demais unidades de saúde poderão receber o imunizante, e postos volantes instalados em locais a serem definidos pela equipe responsável, no decorrer do processo de imunização.