Zema anuncia implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubá

Zema anuncia implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubá

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta sexta-feira (26), a implantação de um Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubá. De acordo com o Estado, serão investidos, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), R$ 116 milhões.

Com as obras, que foram iniciadas neste mês, serão gerados cerca de 150 empregos diretos e 100 indiretos. Além disso, o sistema vai beneficiar mais de 650 mil pessoas da Zona da Mata e mais de 90% da população de Ubá.

Durante o anúncio no município, Zema afirmou que “apesar da grave crise financeira vivida pelo Estado, o Governo de Minas tem feito todo o esforço possível para melhorar os serviços prestados à população. Essa obra que estamos iniciando é um exemplo disso”.

Construção
De acordo com o Governo de Minas, a implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 160 litros de esgoto por segundo, e de 15 unidades de bombeamento (estações elevatórias).

Também serão feitos mais de 61 mil metros de redes coletoras e interceptores que conduzirão o esgoto para tratamento antes de ser devolvido ao Ribeirão Ubá.

Conforme o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário é uma obra do presente, mas com resultados para o futuro.

“O saneamento no Brasil, muitas vezes, tem sido negligenciado, considerado uma obra que não aparece. E o governador tem dado importância e permitido que atuemos visando o futuro e com uma sensibilidade social”, complementou.

Com a implantação do sistema, o Estado ainda explicou que ele trará diversos benefícios econômicos, sociais e ambientais para a Zona da Mata.

“Ao se fazer o tratamento adequado dos efluentes gerados no município, todas as cidades localizadas ao redor também são beneficiadas, preservando-se, assim, a qualidade da água do manancial que abastece a área”, informou o Governo de Minas.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata