Coletivo Lélias planta árvores em homenagem às vítimas da Covid em Cataguases

Coletivo Lélias planta árvores em homenagem às vítimas da Covid em Cataguases

O Coletivo Lélias – iniciativa criada em Cataguases por um grupo de mulheres, com representação na Câmara Municipal por meio da vereadora Stéfany Carli – realizou na manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro, a culminância do projeto Re existir, que consistiu no plantio de 100 mudas de árvores em homenagem às vítimas da Covid-19 em Cataguases. A iniciativa foi precedida por um Ato Ecumênico virtual que começou às 9 horas que foi transmitido na página do Coletivo no Facebook.

Além das integrantes do movimento, chamadas Lélias, também participaram da iniciativa o prefeito José Henriques e sua esposa, Gabriela; o vice-prefeito Markim Andrade e convidados. O evento aconteceu na entrada do Bairro Vila Reis, ao lado da Elevatória da Copasa, onde foram abertas as covas para o plantio. O prefeito José Henriques e a vereadora Stéfany Carli fizeram o primeiro e segundo plantio, respectivamente. As demais integrantes do coletivo também plantaram mudas na sequência. O local vai receber uma placa alusiva ao projeto, conforme informaram as Lélias.

Uma das integrantes do Coletivo, a professora Odete Valverde, revelou que a iniciativa é fruto do “ser ativo que temos dentro de nós e levou à criação deste grupo a fim de ocupar o espaço público. Este projeto é o primeiro dos muitos que temos para colocar em prática”, disse. Para a Lélia Sandra Vieira, o projeto Re-Existir foi elaborado com muito carinho e em respeito aos familiares e entes queridos de pessoas vítimas fatais de Covid 19 em Cataguases. Outra Lélia, Katalin Carrara Geocze, revelou seu orgulho por pertencer ao Coletivo que busca fortalecer ações comunitárias de interesse da sociedade.

Stéfany Carli, vereadora que representa no Legislativo Municipal o Coletivo Lélias, revelou que o projeto Re existir surgiu durante a campanha eleitoral, como uma “esperança”. Ela lembrou que “estamos próximos de completar um ano de pandemia onde todos conhecemos alguém que foi vítima da Covid-19. Por isso, nossa homenagem a todos que nos deixaram”, frisou. Ela ressaltou ainda que o Coletivo Lélias tem muito a fazer para a comunidade.

O prefeito José Henriques, fez o plantio da primeira árvore. Antes fez questão de denominar o projeto Re existir como uma proposta movida pela “sensibilidade das integrantes do Coletivo Lélias.” Para o chefe do Executivo municipal as Lélias vão “contribuir muito com o município por meio de propostas construtivas nas mais diversas áreas. Neste sentido, – completou José – vamos trabalhar lado a lado para vencer as dificuldades e melhorar a vida de nossos cidadãos”, disse. Ele também parabenizou o Coletivo pela iniciativa.