Cataguases ganha a LAÇOS entidade que vai chamar a atenção para o Autismo

Cataguases ganha a LAÇOS entidade que vai chamar a atenção para o Autismo

Para promover a união e acolhimento das famílias de pessoas com autismo, acaba de ser criada a LAÇOS – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cataguases. A entidade foi fundada oficialmente na última quarta-feira, 03 de fevereiro, por meio de uma reunião virtual com vinte participantes que se tornaram também seus fundadores. O primeiro presidente eleito da LAÇOS é Vitor Luiz Arruda de Almeida que vem pautando sua atuação na cidade no sentido de dar visibilidade e chamar a atenção para o Autismo. Ele tem como secretária Flávia Vidal Magalhães.

A nova entidade chega também para buscar parcerias com o poder público no sentido de garantir o atendimento especializado acessível às pessoas com autismo de todas as classes sociais de Cataguases e região. A associação – conta Vítor – “anseia unir famílias e pessoas engajadas e interessadas na conquista dos direitos, na garantia da saúde e qualidade de vida das pessoas com autismo”, destaca. Além de atuar como referência e apoio às famílias – continua o presidente – um dos objetivos da LAÇOS é apresentar um projeto de lei, tal como existe em Muriaé, instituindo a Política Municipal de Proteção e Atendimento Integrados à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Estatuto Municipal da Pessoa com TEA.

Conforme destaca, o desejo das famílias que criaram a Associação LAÇOS é que exista em Cataguases um Centro de Atendimento Especializado em Autismo que seja referência na região. O Autismo é uma deficiência que precisa de terapias e tratamentos específicos, baseados em evidências científicas, que permitem o desenvolvimento e a qualidade de vida de pessoas com este diagnóstico. Vítor também ressalta a necessidade de que estes tratamentos sejam acessíveis às famílias de todas as classes sociais porque sem eles a pessoa com autismo tem seu desenvolvimento pleno prejudicado e até mesmo impedido.

– É neste sentido que vamos canalizar os esforços e a atuação da LAÇOS junto ao poder público e à sociedade civil, visando garantir o direito de atendimento especializado para todas as pessoas com autismo na nossa cidade e região, garante Vítor. Para conhecer e aproximar as famílias de pessoas com autismo em Cataguases, a LAÇOS elaborou um formulário simples, disponível em suas redes sociais, que pode ser acessado pelo link https://forms.gle/Ck9JX9fFMnduHUqG7. Para conhecer melhor a LAÇOS visita a página da entidade no Facebook clicando aqui.

Conheça a diretoria da LAÇOS que tem mandato de três anos:

Presidente: Vitor Luiz Arruda de Almeida;
Vice-Presidente: Fernanda Dias Cardoso Riguete;
Primeiro Secretário: Flávia Vidal Magalhães;
Segundo Secretário: Orly Calente Machado;
Primeiro Tesoureiro: Fernanda Vidal Magalhães;
Segundo Tesoureiro: Nadia Martins Marques do Nascimento;
Diretor administrativo: Juliana Vanir de Souza Carvalho;
Vice-diretor administrativo: Janaina Duarte Batista.

Conselho Fiscal: Maria Eugênia Vidal, Regina Andrade Monteiro Lacerda e Carolina Gouveia da Silva. Suplentes: Bianca Costa Medina, Ana Eliza Pinto Vieira Mineli, Conceição Aparecida Oliveira dos Santos.