Sindicatos do comércio não querem lojas abertas na segunda-feira de Carnaval

Sindicatos do comércio não querem lojas abertas na segunda-feira de Carnaval

O comércio de Cataguases vive um dilema com as entidades que o representam. O setor, que desde o início da pandemia passa por uma espécie de inferno astral, devido ao longo tempo que ficou sem poder abrir as portas, por ter sua atividade associada à possibilidade de facilitar o contágio pelo novo coronavírus, está sendo obrigado a não funcionar na segunda-feira de carnaval, mesmo contra a vontade de boa parte da categoria. Motivo: os dois sindicatos classistas estão exigindo o cumprimento de uma cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho que desobriga o setor abrir as portas na segunda-feira de Carnaval.

Esta situação ocorre na contramão das ações do Governo de Minas, que esta semana abrandou as medidas restritivas do Programa Minas Consciente e revogou os pontos facultativos e feriado de Carnaval, bem como do município de Cataguases que nesta terça-feira, 2 de fevereiro, também adotou iniciativas semelhantes eliminando a folga no período momesco. Estas ações tem como objetivo reduzir a possibilidade de aglomerações e inibir qualquer tipo de evento alusivo à data, contribuindo desta maneira para redução do número de casos de Covid-19.

De acordo com os dois sindicatos que representam a categoria, o dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases e o Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, os trabalhadores do setor não podem trabalhar na segunda-feira de carnaval, que vai cair dia 15 de fevereiro, porque nesta data, conforme a Convenção Coletiva da categoria, é celebrado o Dia do Comerciário. A medida é válida para Cataguases e demais cidades que integram a base daqueles sindicatos. Na prática isso significa que somente os proprietários – que quiserem abrir seus estabelecimentos – poderão trabalhar neste dia.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cataguases, Camilo Cristovão Vicente, disse que ao lado de José Thiago Barreiros, representante da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (Acic) vem negociando com os dois sindicatos no sentido de transferir a comemoração do feriado pelo Dia do Comerciário para outubro quando, de fato, é celebrada a data. “Nós não queremos acabar com o feriado, mas sim adiá-lo por causa da pandemia. Queremos evitar aglomeração e se o comércio abrir na segunda-feira de carnaval, seguiremos com a rotina normal contribuindo para reduzir os casos de Covid na cidade”, argumentou.

Até o fechamento desta matéria o impasse permanecia, mas conforme apurou a reportagem, outras reuniões para discutir o assunto estão agendadas para esta quarta-feira, 03. Camilo faz a seguinte reflexão: “quando acreditava-se que para garantir a saúde de todos o comércio tinha que fechar, nós fechamos; agora que o comércio pode dar outra contribuição importante, e também para promover a saúde da população, nós estamos prontos a colaborar, neste caso, abrindo as portas na segunda-feira de Carnaval”, afirmou. Se isto se concretizar, o comércio de Cataguases vai funcionar normalmente em todos os dias tradicionalmente dedicados à festa de Momo.