Secretaria de Saúde esclarece sobre nova remessa de vacinas em Cataguases

Secretaria de Saúde esclarece sobre nova remessa de vacinas em Cataguases

De acordo com informações prestadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, uma nova remessa de doses de vacina chega nesta sexta-feira, 29 de janeiro, à Gerência Regional de Saúde de Leopoldina. Cada município que integra aquela Regional vai receber um quantitativo pré-definido de vacinas e, conforme este Site divulgou em primeira mão na noite de quinta-feira, 28, para Cataguases foram destinadas 836 doses. Porém, este montante não será entregue de uma só vez ao município, por determinação do governo de Minas.

Para esclarecer esta logística de entrega das vacinas, o Site conversou pela manhã com o Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Ricardo Mattos. Ele confirmou a destinação daquele quantitativo de vacinas para o município nesta nova remessa, e explicou que neste primeiro momento, vão chegar a Cataguases somente as doses que serão utilizadas para a primeira etapa da vacinação. Veja o que ele disse a este respeito:

– Entre segunda ou terça-feira, provavelmente, nós vamos receber 668 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca. Serão 500 doses da AstraZeneca em frascos multidoses, 110 da Coronavac em frascos de dez doses, 9 frascos monodoses para repor aquelas que faltaram na primeira remessa, e 49 frascos monodoses da Coronavac, referente a uma sobra técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, detalhou. O restante, frisou, ficará guardado na GRS-Leopoldina e será encaminhado ao município posteriormente para aplicação da segunda dose.

Ricardo disse ainda que as vacinas estão sendo aplicadas “rigorosamente” como preconiza o Plano Nacional de Imunização, que neste momento determina a vacinação de todos os profissionais de saúde. Ele lembrou também que os idosos que vivem em instituições de longa permanência no município também foram todos imunizados.