Além Paraíba restringe funcionamento do comércio e tem toque de recolher

Além Paraíba restringe funcionamento do comércio e tem toque de recolher

O prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, o Miguelzinho, baixou decreto (Nº 6.545) neste domingo, 24 de janeiro, definindo o que vai funcionar no município a partir desta segunda-feira, 25. Ao contrário do lockdown anunciado, a nova norma, na prática, restringe ainda mais os setores da economia local que poderão funcionar pelos próximos quinze dias, período de vigência do novo decreto.

De acordo com o Executivo Municipal, o prefeito tomou esta decisão “ante ao elevado número de casos ativos (de Covid-19) e atendendo solicitação do Hospital São Salvador que informa a iminência de falta de leitos de isolamento e leitos de UTI.” A medida, porém, pode ser revista a qualquer momento, conforme a evolução do quadro da doença nem Além Paraíba. De acordo com o novo decreto podem funcionar a partir desta segunda-feira, os seguintes setores:

I – Hospital, Clínicas de Saúde, Laboratórios de Análises Clínicas, Consultórios Médicos e Consultórios Odontológicos;
II – Farmácias e Drogarias;
III – Mercados, Supermercados, Hipermercados, Mercearias e Hortifrútis, com a expressa vedação da venda de bebidas alcoólicas geladas;
IV – Lojas de Produtos de Animais e Clínicas Veterinárias;
V – Açougues, Peixarias e Padarias;
VI – Lojas especializadas em produtos de saúde, higiene e material de limpeza;
VII – Postos de Gasolina e distribuidores/revendedores de gás de cozinha;
VIII – Funerárias;
IX – Escritórios Contábeis e de Advocacia;
X – Emissoras de Rádio e Jornais;
XI – Bancos, Casas Lotéricas e Cooperativas de Crédito;
XII – Vigilância e segurança privada;
XIII – Serviços de reparo e manutenção;
XIV – Hotéis, com o limite de 50% (cinquenta por cento) de ocupação;
XV – Comércio peças de automotores;
XVI – Material de Construção e congêneres.

Permanecem fechados durante a vigência deste decreto Templos Religiosos, Clubes e Academias, Salões de Beleza e similares, “sob pena de multa e ou interdição”, informou o documento. Mercados, Supermercados, Hipermercados, Mercearias, Hortifrútis e Bancos vão funcionar da seguinte maneira: De 8 horas às 10 horas para atendimento exclusivo a idosos (maiores de 60 anos) e pessoas com necessidades especiais comprovadas; Os idosos e portadores de necessidades especiais, poderão estar acompanhados de no máximo uma pessoa.

O decreto também impôs o toque de recolher à população alemparaibana. A partir desta segunda-feira, 25, até o dia 10 de fevereiro de 2021, a população está obrigada a recolher-se em suas casas entre “as 22h e 5h do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório, ficando terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto quando necessário para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade da urgência.” Está proibido também a “locação ou empréstimo de sítios, chácaras e similares para reuniões, festas ou quaisquer tipos de eventos, bem como similares em domicílios comerciais ou residenciais.”

Com informações da Prefeitura de Além Paraíba. | Foto: Arquivo