IF Sudeste Muriaé oferece curso de graduação em Tecnologia em Gestão da TI

IF Sudeste Muriaé oferece curso de graduação em Tecnologia em Gestão da TI

O Campus Muriaé do IF Sudeste está lançando um novo curso de graduação. A novidade é o curso de Tecnologia em Gestão da TI. Com duração prevista de três anos, será ofertado no período noturno, com aulas das 18h30min às 22h, e dividido em cinco grandes áreas de conhecimento como Desenvolvimento Web, Programação para Dispositivos Móveis, Jogos Digitais, Computação em Nuvem e IoT (Internet das Coisas), e Ciência de Dados (Data Science).

O curso prepara profissionais para diversas áreas dentro da Tecnologia em Gestão da TI. A área de Desenvolvimento Web está relacionada à criação de sites e sistemas para a Internet, podendo ser de natureza variada como e-commerce, portfólio, blogs, institucional, dentre outras. Com os conhecimentos adquiridos dessa área, poderá atuar como Programador Front-End, Programador Back-End, Programador Full-Stack, Web Designer, Analista de SEO, Gerente de E-commerce dentre outras áreas.

Na área de Programação para Dispositivos Móveis, estudantes poderão adquirir embasamento teórico e prático nas principais técnicas e ferramentas utilizadas para desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma, desenvolvendo aplicativos para os sistemas operacionais Android e iOS. O profissional será capaz de atuar no desenvolvimento de aplicativos, planejamento, análise, padrões de design de aplicativos e implantação de sistemas.

Em Jogos Digitais, o aluno será capaz de entender e utilizar as principais ferramentas para desenvolvimento de jogos em ambientes 2D e 3D, possuindo embasamento teórico e prático para criação de jogos digitais. Poderá aplicar os conhecimentos adquiridos para desenvolver diferentes gêneros de jogos, tais como, aventura, ação, RPG, FPS, entre outros.

Com os conhecimentos adquiridos em Computação em Nuvem e IoT, o estudante aprenderá importantes conceitos atualizados que envolvem sistemas embarcados e suas aplicações, com enfoque no gerenciamento massivo de dados gerados pelos dispositivos. Estes profissionais poderão atuar em projetos simples e complexos, como aqueles da Indústria 4.0, robótica, agricultura 5.0, cidades e casas inteligentes, dentre muitas outras abordagens.

Outra área a ser estudada no curso é Ciência de Dados. Para o coordenador do curso, professor Gustavo Willam Pereira, a Ciência de Dados é uma sub área da Inteligência Artificial (IA). Cientista de Dados é um profissional altamente capacitado, capaz de processar grande volume de dados através das técnicas de Big Data e utilizar estratégias de análise de dados diferentes daquelas com as quais as empresas normalmente trabalham.

Outros conteúdos também estão previstos no curso que visam levar o aluno a utilizar todo o seu conhecimento adquirido para desenvolver um projeto desde o início, passando pelo seu desenvolvimento e implementação do sistema. Outras informações podem ser obtidas através do link: https://www.ifsudestemg.edu.br/muriae/cursos/graduacao. Devido à pandemia de Covid-19, as inscrições são online e terminam dia 21 de Fevereiro. O início previsto do curso será a partir de maio de 2021.

Fonte e Fotos: IF Sudeste Campus Muriaé