Idoso de 66 anos é o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 em Cataguases

Idoso de 66 anos é o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 em Cataguases

Começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cataguases. Nesta tarde de terça-feira, 19 de janeiro, o prefeito José Henriques, o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Mattos e o deputado estadual Fernando Pacheco, abriram oficialmente o certame que, neste primeiro momento vai imunizar 698 pessoas com a primeira dose da Coronavac, única vacina disponível no momento no país e produzida no Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Quatro pessoas (foto acima), um idoso, uma enfermeira da UTI do Hospital de Cataguases, uma auxiliar de serviços gerais daquele mesmo hospital e uma vacinadora do município, receberam a primeira dose do imunizante.

A breve cerimônia foi aberta pelo prefeito José Henriques que se disse orgulhoso por estar participando do que ele chamou “momento histórico especialmente porque vamos imunizar aqueles que estão na linha de frente, trabalhando por todos nós e merecem ter essa garantia e essa segurança”, afirmou. O secretário de saúde, Ricardo Mattos, lembrou a dificuldade para o país conseguir a vacina e disse viver um momento “muito gratificante e emocionante porque… vai ser muito bacana ver todo mundo vacinado”, disse em tom emocionado. Ele completou lembrando que apesar da vacina as pessoas devem continuar mantendo as medidas sanitárias preconizadas “por um bom tempo ainda”, frisou.

O deputado Fernando Pacheco foi enfático ao afirmar sua crença no SUS e na Ciência “e nós temos o melhor programa de imunização do mundo, porém o que nos falta é o domínio para fazer a vacina cem por cento com as nossas alternativas. Ele agradeceu ao governo do Estado pelo envio dessa primeira remessa do imunizante e disse acreditar que o trabalho de vacinação vai compensar o atraso na chegada da vacina “porque o nosso SUS tem mais trinta anos de existência. Então nós temos expertise para essa vacinação ser disseminada com qualidade e eficiência. Por isso estou esperançoso e temos que priorizar os profissionais de saúde, que estão na linha de frente e estão lá correndo riscos iminentes”, completou.

Em seguida o primeiro idoso cataguasense a ser vacinado foi o servidor estadual aposentado José Maria de Oliveira, 66 anos, que hoje é morador do Lar São Vicente de Paulo. Na sequência, as profissionais de saúde Amanda de Sales, 36 anos, que trabalha na UTI do Hospital e atendeu ao primeiro paciente com a doença em Cataguases, Luzia Marta de Lima, 62 anos, que atua há 22 anos na prefeitura, sendo vinte deles na sala de vacina, e Elizane Fraga Tomaz, que atua na limpeza na UTI do Hospital, receberam a primeira dose da Coronavac. Nesta quarta-feira, 20, começa a vacinação de todos os internos do Lar São Vicente de Paulo.

José Maria Oliveira
Amanda de Sales
Luzia Martha de Lima
Elizane Fraga Tomaz