Seis escolas de Cataguases serão locais de prova do ENEM 2020

Seis escolas de Cataguases serão locais de prova do ENEM 2020

Os inscritos no ENEM 2020 vão saber, nesta terça-feira, 5 de janeiro, os locais onde vão fazer suas provas. O site, porém, adianta esta informação para você que vai prestar o exame em Cataguases. Ele será aplicado no Colégio Carmo, na FIC (Grupo Unis) e nos colégios estaduais Manuel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), Francisco Inácio Peixoto (Normal), Marieta Soares Teixeira (Polivalente) e Coronel Vieira.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 acontece nos próximos dias 17 e 24 de janeiro (ENEM impresso). Os candidatos terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, com informação sobre os locais de prova, no site oficial: https://enem.inep.gov.br/participante, como informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão pertencente ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelas avaliações em todo o país.

Quem optou pela versão digital fará provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Cataguases não está incluída entre as cidades que oferecem essa opção. Na região da Zona da Mata mineira, apenas Juiz de Fora vai oferecer os laboratórios com computadores para essa primeira experiência digital do ENEM.

No Colégio Carmo de Cataguases, toda a turma do 3º ano do Ensino Médio de 2020 vai fazer a prova na versão impressa, como informou sua Assessoria de Comunicação. Devido às mudanças no calendário escolar durante a pandemia, os estudantes estão em aula neste mês de janeiro, do dia 4 ao dia 15, aproveitando as videoconferências com os professores para o estudo orientado. Os estudantes do Colégio Carmo, em todas as edições do ENEM, conquistaram o 1º lugar, em Cataguases, no ranking de escolas que é divulgado anualmente.

Em parceria com o Bernoulli Sistema de Ensino, os alunos do Colégio Carmo fizeram diversos simulados ao longo do ano, treinando para o exame. A recomendação é que simulem, também, toda a rotina do dia da prova, que neste ano inclui uma situação diferenciada devido à pandemia, com uso de máscaras de proteção contra a COVID-19. 

Nos dias de prova do ENEM, os participantes serão dispostos de forma a manter distância uns dos outros. O INEP definiu regras específicas para evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio. Participantes com doenças infectocontagiosas previstas nos editais do exame, como COVID-19, deverão solicitar reaplicação. Os casos deferidos pelo órgão poderão participar da reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. Ao todo, são cerca de 5,8 milhões de inscritos em todo o país.

Para quem vai fazer o ENEM 2020, o Colégio Carmo, em parceria com o Bernoulli Sistema de Ensino, divulga algumas dicas importantes:

• Organize-se. Organização é fundamental para atingir os objetivos. Conheça o lugar onde vai realizar a prova e planeje os horários, transporte, materiais e lanches.

• Simule o dia da prova. Além de simular os exames, é importante simular situações das provas. Nesta edição, todos os candidatos deverão usar máscaras, já testou essa condição? E mais: já sabe qual roupa vestir? Em que ordem fará as provas e redação? Que tal simular esses cenários e tantos outros fazendo um Simulado Digital? O Bernoulli oferece gratuitamente. É só clicar aqui. Assim, no dia da prova, você só terá que replicar aquilo que deu certo!

• Leia o edital vigente e confira a Cartilha do Participante. Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitas informações foram acrescentadas ao Edital anteriormente publicado. Fique por dentro e certifique-se de entender todos os requisitos para realização do exame.

• Fique atento aos canais oficiais. Fuja das notícias falsas! A curadoria de conteúdo nunca foi tão importante como neste contexto. Antes de compartilhar, confirme se a notícia é verdadeira e dê preferência para canais oficiais.

Fonte: Colégio Carmo | Texto: Luciana Mendonça de Melo | Foto: