Hospital está com suas duas UTIs com todos os leitos ocupados

Hospital está com suas duas UTIs com todos os leitos ocupados

É grave a situação nas duas UTIs do Hospital de Cataguases nesta segunda-feira, 04 de janeiro. De acordo com o relatório de internação divulgado no meio da tarde por aquela Santa Casa, não há vagas disponíveis naquelas unidades de terapia intensiva. Paralelamente, o Comitê Covid do município, decidiu manter as mesmas medidas restritivas até agora em vigor, até o próximo dia 07, quando haverá uma nova reunião, e após a decisão das medidas adotadas em nível estadual. A informação foi dada pelo médico Joseph Freire, que coordena aquele Comitê.

Nos últimos dois meses a situação do Hospital  tem se mantido crítica com relação ao número de vagas disponíveis. O efeito ioiô percebido não é suficiente para desafogar as duas UTIs e a Enfermaria porque quando cai o número de internações é por pouco tempo e também de forma insuficiente para que o Hospital trabalhe com sua rotina de normalidade. A explicação é de profissionais daquela Santa Casa que estão na linha de frente no combate à doença. Hoje também vê-se que o Hospital está com vários pacientes de outras cidades. Isto ocorre devido a falta de leitos em outros municípios.

Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou 45 novos casos da doença. São 23 mulheres com 14 sintomáticas e 9 assintomáticos, e 22 homens com 12 sintomáticos e 10 assintomáticos. Desta forma, o município chega a 2085 casos registrados de Covid-19 desde março de 2020. Deste total, 57 pessoas morreram e outras 1920 estão curadas, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Há também 22 casos suspeitos e 214 monitorados em isolamento. Outras 6449 pessoas foram diagnosticadas com Síndrome Gripal Inespecífica.

Veja abaixo a situação detalhada das internações nesta segunda-feira, no Hospital de Cataguases.

Enfermaria Covid = 11 pacientes (55%) sendo:
– 3 positivos e 6 suspeito de Cataguases;
– 2 positivos de Astolfo Dutra.

UTI Covid = 10 pacientes (100%) das seguintes cidades:
– 6 positivos e 1 suspeito de Cataguases;
– 1 positivo de Dona Eusébia;
– 1 positivo de Mirai;
– 1 positivo de Palma.

UTI Geral = 10 pacientes (100%) sendo seis com outras patologias e quatro com diagnóstico ou suspeitos de Covid, a saber:
– 1 suspeito de Astolfo Dutra;
– 1 positivo de São João Nepomuceno;
– 1 suspeito de Cataguases;
– 1 suspeito de Bias Fortes.