Veja como é fácil fazer a sua Carteira de Trabalho Digital

Veja como é fácil fazer a sua Carteira de Trabalho Digital

Aos poucos a população vai substituindo os documentos físicos pelos digitais. E são inúmeras as vantagens que esta troca proporciona, já que não rasgam, não estragam, aumentam a segurança e a praticidade do cidadão.

No Brasil, há a possibilidade de utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Titulo de Eleitor e também o CPF. E assim como os outros documentos oficiais digitais, a carteira de trabalho está autorizada pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, a ser utilizada de forma digital. A nova versão do documento é 100% equivalente à versão física e pode ser obtida de forma online.

Isso significa que quando o trabalhador for contratado, o seu novo empregador poderá realizar o registro dele de maneira totalmente digital, através do portal eSocial, apenas com o número do seu CPF.

Mas não se apresse em perder ou jogar a sua carteira de trabalho fora. A orientação do Ministério é guardar o documento para uma eventual comprovação de tempo de serviço.

Como fazer a carteira de trabalho digital:

  • Faça o seu cadastro no site do Ministério do Trabalho;
  • Acesse o site “Emprega Brasil” do Ministério do Trabalho > Economia > selecionar a opção “Quero me cadastrar”.
  • Na página do primeiro acesso digite as informações solicitadas (CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado);
  • Em seguida valide alguns dados por questões de segurança e para impedir que outra pessoa se passe por você;
  • Escolha uma das duas formas de validar a sua conta: através de SMS ou e-mail;
  • Insira o código de validação recebido via SMS ou e-mail e crie uma senha de acesso;
  • Você deverá ser informado que seu cadastro foi confirmado, assim você já pode fazer login na sua conta;
  • Após realizar login, você será automaticamente direcionado para a Área do Cidadão e poderá ter acesso aos serviços digitais já existentes;
  • Para ativar a sua Carteira de Trabalho Digital retorne ao portal Emprega Brasil e faça login novamente, através do botão “Entrar” no canto superior direito da página;
  • Autorize o uso de dados pelo Emprega Brasil;
  • Retorne ao portal Emprega Brasil e lá você terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

Na página que consta sua CTPS Digital será possível ter acesso a todos os dados atualizados sobre um novo emprego ou antigos contratos. É importante estar sempre atento a esse documento e verificar se tudo está corretamente preenchido.

Apesar de o preenchimento ser totalmente automatizado, preste atenção para eventual erro. Uma pequena alteração pode sérios problemas no futuro. Entretanto, é inegável que a praticidade e a segurança oferecidas pela nova versão do documento, são muito superiores a versão física.

Fonte e foto: Rádio Muriaé / Ministério do Trabalho