José Henriques toma posse como novo prefeito de Cataguases 

José Henriques toma posse como novo prefeito de Cataguases 

A palavra união foi o fio condutor da cerimônia de posse dos vereadores, vice-prefeito e prefeito, ocorrida nesta manhã de sexta-feira, 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Cataguases, e no Paço Municipal. Na primeira etapa ocorrida na sede do Legislativo, a união de duas correntes políticas venceu a disputa para a Mesa da Câmara. Desse modo, o presidente eleito é o líder comunitário, Felipe Ramos, que ao lado de seu vice, Beto do Leonardo, outra liderança popular, venceram a disputa. Logo depois, já no Paço, durante a transmissão do cargo, José Henriques, em seu discurso, conclamou a união como sendo o caminho para conseguir atender aos anseios de Cataguases.

Eleição da Mesa Diretora

José Henriques toma posseA solenidade de posse começou na Câmara Municipal, pouco antes das 8h30min. Presidida pelo vereador e ainda presidente daquela Casa, vereador Ricardo Dias, ele comandou a sessão até a posse de seu sucessor. Em seu discurso de despedida, Ricardo destacou suas principais ações à frente do Legislativo, salientando a economia que fez nestes dois anos o que lhe permitiu devolver ao Executivo, mais de R$ 2,3 milhões. Ele também revelou os números de seu mandato em prestação de serviço para a comunidade e das atividades burocráticas  como proposição de projetos de lei, indicações, entre outros.

No intervalo da sessão para o registro das chapas concorrentes à Mesa Diretora, foi criada uma segunda chapa fruto de um consenso de dez parlamentares. O vereador Vinícius Machado, que pretendia disputar a presidência, e Beto do Leonardo, que também encabeçaria uma chapa, abriram mão de suas candidaturas e apoiaram o nome do estreante Felipe Ramos. A chapa vencedora recebeu dez votos, dos seguintes vereadores: Beto do Leonardo, Felipe Ramos, Flávio Motoboy, Betão do Areão, Henrique Thurran, Silvio Romero, Fernando de Sereno, Gilmar Canjica, Jeferson Freitas e Vinícius Machado. A outra chapa, capitaneada pelo vereador Marcos Costa obteve o voto dele, o de Ricardo Dias e o de Rafael Moreira. Dois vereadores se absteram de votar: Rogério Filho e Stéfany Carli.

Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, Felipe Ramos, o novo presidente da Câmara Municipal de Cataguases, disse que recebe esta missão com muita responsabilidade, e que não medirá esforços no sentido de que o Legislativo cumpra com maestria suas obrigações. Ele também falou que a união será uma de seus principais prioridades nos próximos dois anos. 

José Henriques toma posse José Henriques toma posse José Henriques toma posse José Henriques toma posse

Transmissão do Cargo

José Henriques toma posseA segunda etapa da posse aconteceu em frente ao Paço Municipal como é tradição. A assinatura no livro foi feita no gabinete do prefeito entre o vice-prefeito Tita Lima e o novo prefeito, José Henriques, em função do prefeito que deixa o cargo, Willian Lobo, ter testado positivo para Covid-19 e está em isolamento residencial. Em seguida, José foi para um palanque montado nas escadarias do Paço onde aconteceram os pronunciamentos oficiais. O primeiro e mais contundente discurso foi o do Procurador da República e ex-prefeito Tarcísio Filho. Na largada afirmou que “o respeito volta a subir as escadas do Paço” e logo adiante deu o tom de esperança que marca esta nova administração municipal: “…a Cataguases com que sonhamos tanto na escuridão das noites como na clara luz do meio dia está, de novo, ao nosso alcance.” Depois lembrou da importância de manter a representação de Cataguases nas esferas de poder estadual e federal quando reivindicou ao povo para que eleja um deputado federal e reconduza Pacheco de novo ao cargo que hoje ocupa, completou.  

José Henriques toma posse

José Henriques toma posse

Na sequência discursaram o deputado estadual Fernando Pacheco, o vice-prefeito Marquinho Andrade e o prefeito José Henriques. Fernando voltou a colocar seu mandato em prol de Cataguases e disse que agora será chamado a colaborar, completando que vai fazer muito mais pelo município. “Vamos encaminhar recursos, projetos, ser a ponte com o governo de Minas e tudo o mais que pudermos fazer para ajudar Cataguases voltar a ser a cidade que nós queremos e merecemos”, destacou. O vice-prefeito Marquinhos Andrade, também voltou ao tema união. Ele lembrou que olhando a história da humanidade “cor da pele, diversidade sexual, política e religiosa, bem como a econômica, sempre foram gatilhos que dispararam guerras, mortes, abandono e segregação. É meu desejo, é nosso desejo, que esses gatilhos cessem a partir de hoje em nossa cidade. E vamos trabalhar para que cada mulher, cada homem, cada criança, jovem ou idoso, independente de sua cor, orientação sexual, classe econômica ou social, possa ter o seu lugar de fala assegurado, conquistado e disponível”, afirmou.

José Henriques toma posse

José Henriques pregou a justiça, a união e a seriedade para a construção de uma nova Cataguases. E confirmou a esperança nele depositada afirmando que “agora é hora de reacender as luzes, de reaquecer a noite; é hora do povo voltar, orgulhoso e perseverante, e assumir seu lugar. Firmo então o compromisso com a população de Cataguases e pretendo honrá-lo. Essa é a nossa responsabilidade. É tempo de recomeçar”, afirmou. Sobre como pretende fazer isso, José disse que é seu dever “caminhar para frente com a certeza de que construíremos juntos uma nova identidade, a identidade do nosso tempo”, apesar da situação preocupante que encontra-se a prefeitura,  com dívidas que vão exigir maior esforço desta administração no sentido de equalizar seu pagamento e o investimento no município, ponderou. Por fim, falou em união, ao afirmar: “Não pretendo governar sozinho e esse é um momento que pede, mais do que nunca, união. Um bom administrador não se isola e não se deixa abandonar à própria sorte. (…) deixemos de lado interesses pessoais. Lembrem-se que somos todos servidores públicos e de que estamos aqui não para nos servir, mas sim para cumprir o dever”, completou. 

Veja fotos da posse.