Corpo de Bombeiros alerta para riscos de afogamento nesta época do ano

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de afogamento nesta época do ano

O calor intenso do Verão em Cataguases e região tem levado muita gente a procurar piscinas, açudes e cachoeiras como forma de lazer, além de ser uma ótima maneira de se refrescar. Com isso, os afogamentos também aumentam, o que exige maior cuidado por parte daqueles que buscam este tipo de passatempo.

Para evitar acidentes, os bombeiros alertam o público em geral para procurar locais onde há a presença de guarda-vidas ou bombeiros militar, além da necessidade de respeitar as placas de advertência existentes nestes locais, que na verdade, são educativas e preservam vidas. De acordo com a corporação, mesmo prestando atenção e ficando nos locais rasos, os riscos de afogamento existem e são grandes.

Outra preocupação dos bombeiros são as crianças. Muitas delas se distraem e saem da área segura e vão para outras, perigosa. Por conta disso, os cuidados precisam ser redobrados.

Neste sábado, 26 de dezembro, uma equipe mista do Corpo de Bombeiros e SAMU de Leopoldina atendeu uma ocorrência de afogamento em piscina registrada na zona rural do município. Ao chegarem no local os socorristas verificaram que a vítima, uma criança de 5 anos, já havia sido retirada da piscina com sinais de parada respiratória e recebeu massagem cardíaca de uma técnica laboratorial que estava no lugar.

Esta mesma equipe trabalhou incessantemente até conseguir restabelecer os sinais vitais da vítima e a encaminhou com vida para a Casa de Caridade Leopoldinense, onde foi atendida pela equipe médica de plantão e transferida para Juiz de Fora. Na ocorrência atuaram de forma mista o bombeiro militar Soldado Kirchmaier e os socorristas do SAMU Rodrigo, Maria, Ricardo, João e Pedro.

Confira algumas dicas para nadar com segurança:

• Nunca nade sozinho: ter alguém por perto é sempre bom, já que se ocorrer qualquer imprevisto você terá alguém para ajudar;

• Nunca deixe as crianças nadando sozinhas: é sempre bom ter um adulto por perto monitorando, já que muitas crianças não sabem nadar e ficam mais propensas ao afogamento;

• Se for nadar em rios e cachoeiras fique atento a chuvas, pois a cabeceira pode encher rapidamente e causar acidentes;

• Não misture bebida alcoólica e água: o álcool diminui os sentidos e a capacidade física, deixando as pessoas mais vulneráveis a imprevistos e acidentes;

• Evite refeições pesadas: elas podem causar câimbras.

Fonte e foto: Jornal O Vigilante Online